Mairi Gospel

quinta-feira, 31 de março de 2011

Nobilissimos Bereanos

Nobilissimos Bereanos
Após o tumulto causado pelos judeus invejosos de Tessalônica (At 17.5-9), Paulo e Silas foram enviados pelos irmãos à Bereia. Ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus (At 17.10).
Diz o texto bíblico: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram, de fato, assim” (At 17.11). A passagem de Atos 17.11 muitas vezes é citada de forma equivocada, como se referisse à igreja ou aos crentes em Cristo Jesus.
Na verdade, o texto está falando daqueles que se encontravam na “sinagoga dos judeus”, isto é, judeus de sangue, prosélitos (gentios convertidos ao judaísmo) e tementes a Deus (os simpatizantes do judaísmo). O versículo que fala de crentes é o 12. Após examinarem as Escrituras todos os dias para confirmar o que Paulo e Silas diziam a respeito de Jesus, “muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens”.
Quando Lucas relata em Atos 17.11 que os adoradores da sinagoga de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica, no sentido de terem a mente aberta para o evangelho, ele quis dizer que havia certa nobreza de mente nos de Tessalônica também? Segundo o verso 4, sim: “Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres”. Contudo, no que diz respeito à nobreza de mente, os bereanos sobressaiam os de Tessalônica por estarem mais propensos às verdades da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário