Mairi Gospel

quinta-feira, 31 de março de 2011

Zacarias, Berequias, Ido e “Saf-Raal”

Zacarias, Berequias, Ido e “Saf-Raal”
BaHodesh  há-shemíni bish’nat shetâim lê-Dariavêsh haiá devar-Ieovah él ZeHariah Ben-BereHiah, bên-Ido há-navi lemor” -  No 8º mês do 2º ano de Dario (reinado), veio a Palavra do Senhor a Zacarias, filho de Berequias, neto de Ido, o profeta, dizendo(Zacarias 1:1).
A chave, o resumo do livro, está neste versículo. Como é sabido, o livro de Zacarias é eminentemente escatológico e colocá-lo-ia entre Daniel e Apocalipse nas cenas dos acontecimentos finais.
Zacarias, profeta e sacerdote levita, é apontado por Neemias (12:16) como um dos sacerdotes que vieram com Zorobabel (Zerubavel) do cativeiro babilônico para Jerusalém. O povo, mesmo voltando do cativeiro, continuava incrédulo, profano e rebelde contra Deus e o seu profeta, Zacarias, do qual Jesus fala em Mateus 25:35:“Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de “BereHia”, que matastes entre o santuário e o altar.” (Obs.: a destruição de Jerusalém no ano 70 e o holocausto (1939-45), certamente fizeram parte dessa profecia!). Ps.: Há ref. também, do Zacarias de 2 Crôn. 24:20-22 (filho de Joiada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário