Mairi Gospel

terça-feira, 26 de abril de 2011

As Bem-aventuranças

 
Texto Base: Mateus 5.1-8
Ser feliz dentro do contexto greco-romano era: ser culturalmente sábio; ter posses; ter influência; ter beleza física.
Os religiosos tinham muito orgulho de si mesmos e se viam como superiores aos outros. Usavam a lei como forma de exaltação pessoal e justiça própria. Subjugavam os mais humildes e menos favorecidos na sociedade.
Jesus vai contra a mentalidade de que para “ser” alguém era necessário “ter” algo.
Ética do Reino de Deus
As bem aventuranças não são um meio de salvação, elas mostram o quanto o ser humano é incapaz de cumprir a lei de Deus.
Para Jesus ser bem aventurado é estar pleno, feliz, independentemente das circunstâncias. A felicidade está em ser dependente de Deus.
Mateus 5:3 – os pobres de espírito: aqueles que têm consciência de que em si mesmos não podem coisa alguma e que por isso dependem de Deus. O pobre de espírito sabe que tudo vem de Deus. Ao contrário dos que confiam na sua própria justiça e em seus próprios méritos, sendo orgulhosos e auto-suficientes.
Versículo 4 – os que choram: são pessoas sensíveis. O que nos torna humanos é essa capacidade de sermos sensíveis diante das situações da vida, sensíveis diante das pessoas e sensíveis diante da pessoa de Deus. Os que choram não foram endurecidos pela vida. Os que choram sentem dor pelos seus pecados, estão sensíveis à voz de Deus. Por isso recebem o consolo do Espírito Santo. O pecado nos torna insensíveis em relação a Deus e também em relação ao próximo.
Versículo 5 – os humildes: o humilde não se impõe sobre os outros para obter poder. Não sente necessidade de se mostrar para obter aceitação dos outros ou para se mostrar maior. O humilde não tem medo de perder o seu lugar, por isso não é competitivo. Os orgulhosos, fortes, estão sempre disputando quem é o maior. Os humildes são felizes porque confiam no amor e no cuidado de Deus. Não vivem na corrida inquieta e desenfreada para obter coisas, são satisfeitos com o necessário, se satisfazem com a presença de Deus. Salmo 37:11. Sabem que “do Senhor é a terra e a sua plenitude.” Salmo 24:1, e sendo filhos de Deus têm a sua provisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário