Mairi Gospel

domingo, 24 de abril de 2011

A centralidade singular da pessoa de Cristo

 
A centralidade singular da pessoa de Cristo

INTRODUÇÃO

1. O capítulo 1 de Colossenses apresenta quatro relações básicas de Jesus:
a) Sua relação com a divindade – Ele é a imagem do Deus invisível, em quem habita toda a plenitude.
b) Sua relação com a criação – Ele é o criador e o sustentador. Ele é a fonte, o agente e o alvo da criação.
c) 

INTRODUÇÃO

1. O capítulo 1 de Colossenses apresenta quatro relações básicas de Jesus:
a) Sua relação com a divindade – Ele é a imagem do Deus invisível, em quem habita toda a plenitude.
b) Sua relação com a criação – Ele é o criador e o sustentador. Ele é a fonte, o agente e o alvo da criação.
c) Sua relação com a salvação – Ele é o redentor e o agente da reconciliação.
d) Sua relação com a igreja – Ele é o cabeça da igreja.
2. Jesus não é apenas uma pessoa uma importante dentre as demais. Ele é a origem da criação e também da nova criação. Ele é antes da criação, ele a origem da criação, ele está acima e além da criação, ele é o sustentador da criação e ele é o alvo da criação. Ele é o cabeça da igreja e o agente da nossa salvação. Ele é preeminente no céu e na terra.

I. A RELAÇÃO DE JESUS COM A IGREJA – V. 18-19

1. Ele é a cabeça da Igreja – v. 18
a) Ele é a cabeça orgânica da igreja – A palavra “cabeça” significa fonte e origem. A igreja não tem vida sem Jesus. Estávamos mortos. Ele nos deu vida. Só temos vida se estamos ligados a ele. Cristo é a fonte de poder, alegria e vida da igreja. Sem Cristo nada podemos fazer.
b) Ele é a cabeça governante da igreja – A palavra “cabeça” significa também aquele que governa, controla e dirige. A igreja não tem outro cabeça (papa). Só Cristo é o cabeça da igreja – Mt 16:18 = Cristo é a fundamento, edificador, dono e protetor da igreja. Como cabeça é aquele que recebe honra e que tem autoridade para comandar.
2. Ele é a fonte da igreja – v. 18b
• A palavra “princípio” (arquê) significa que Cristo é a fonte da igreja. A igreja tem sua origem nele. A igreja romana diz “ubi Petros, ibi eclesia”, mas nós dizemos “ubi Cristos, ibi eclesia”.
• Jesus supre a igreja através dos dons e através do poder do Seu Espírito e da sua Palavra.

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