Mairi Gospel

terça-feira, 5 de abril de 2011

Em 2030 a maioria da população de Israel será ultraortodoxa e nacionalista diz pesquisa

 
Em 2030 a maioria da população de Israel será ultraortodoxa e nacionalista diz pesquisa
Um estudo da Universidade de Haifa revela que a rápida mudança demográfica condenará a sociedade israelense  à pobreza e ameaça sua existência como sociedade ocidental e democrática.
O alarme é dado pelo pesquisador Arnon Soffer que analisou um relatório da evolução dos distintos grupos que convivem no país e concluiu que em 2030 a maioria da população será ultraortodoxa e sionista religiosa.
“Israel está a caminho de se transformar em um Estado religioso, o que ameaça a sua própria existência”, diz o pesquisador.
A tese de Soffer está baseada na questão de como a população israelense vai sobreviver se o número de ortodoxos continuar a crescer,  já que eles não trabalham para se dedicar ao estudo da Torá. Para compensar o governo dá a essa população pensões, ajudas sociais, isenções fiscais e benefícios conforme o número de filhos que tem.
Para Soffer essas contribuições criam “uma crescente desigualdade, insatisfação, ressentimento e sensação de asfixia entre os que pagam os impostos”.
A esse impacto na produtividade é somado o fato de que a grande parte deste grupo é de inclinação nacionalista, situação que se vê potencializada pelo maior crescimento entre os sionistas religiosos.
“Por sua forma de vida e suas crenças, ambos os grupos têm muitos filhos e continuarão tendo”, prevê o especialista em declarações à Efe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário