Mairi Gospel

domingo, 24 de abril de 2011

Estudantes lutam para defender identidade gay em universidades cristãs

 
Estudantes lutam para defender identidade gay em universidades cristãs
A luta de aceitação pelos alunos gays e lésbicas se fortalece em dos lugares onde menos se poderia esperar: escolas bíblicas e universidades cristãs. Afinal, as crenças defendidas por elas ainda veem a homossexualidade como pecado.
Décadas depois que o movimento pelo reconhecimento dos direitos dos homossexuais tomou de assalto a maioria das instituições de ensino americanas, os gays e lésbicas que estudam em escolas cristãs começam a querer “sair do armário”. Recentemente, começaram a exigir o direito de proclamar sua identidades e rejeitam as sugestões de buscar ajuda para suprimir seus desejos sexuais.
Muitos desses estudantes cresceram em lares cristãos e desenvolveram sua identidade sexual somente depois de iniciar o ensino superior. Não raro, após anos de tormento interior. Eles fazem parte de uma nova geração de jovens evangélicos que, acima de tudo, tem opiniões muito mais brandas sobre a homossexualidade que os seus antepassados.
Diante das proibições de exibir um “comportamento homossexual”, muitos estudantes sabem que andar de mãos dadas com um parceiro, por exemplo, ou postar uma foto em um site gay poderia comprometer seus estudos ou até resultar em uma expulsão.
Alguns dos poucos colégios religiosos liberais, como a Universidade Belmont, de Nashville, que tem origem batista, relutantemente permite a formação de grupos de estudantes homossexuais. Foram anos de intenso debate, e de a universidade já ter sabidamente forçado uma professora lésbica a demitir-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário