Mairi Gospel

terça-feira, 5 de abril de 2011

O maior mistério da história

O maior mistério da história
Referência: Efésios 3.1-13
INTRODUÇÃO
• No capítulo 1 de Efésios Paulo mostrou o plano eterno de Deus, escolhendo a igreja em Cristo para a salvação e orou para que Deus mostrasse para a igreja a grandeza desse chamado, a riqueza dessa herança e a suprema grandeza do poder que estava à sua disposição.
• No capítulo 2 de Efésios Paulo mostrou o estado de perdição e condenação em que se encontravam judeus e gentios: escravos da carne, do mundo e do diabo. Revelou, ainda, a triste situação dos gentios: separados de Deus e separados de Israel.
• Agora, no capítulo 3 Paulo vai falar sobre o maior mistério de Deus na história. É por causa desse mistério que ele está preso. Há aqui dois pontos a destacar:
1) Paulo considera-se prisioneiro de Cristo e não de Nero – Paulo não olhava para a vida numa perspectiva puramente humana. Ele sempre via a vida pela ótica da soberania de Deus (3:1; 4:1; 6:20).
2) Paulo considera-se priosioneiro por amor dos gentios – Os crentes de Éfeso podiam estar perguntando: Por que Paulo está preso em Roma? Por que Deus permite essas coisas? Paulo explica que ele está preso pela causa dos gentios. Ele está preso por pregar que os gentios foram reconciliados com Deus e reconciliados com os judeus para formar um só corpo em Cristo. Deus o chamou para pregar aos gentios (At 9:15; 26:13-18). Porque Paulo foi apóstolo aos gentios ele foi acusado, perseguido pelos judeus e preso pelos judeus (At 21:30-33). Quando os judeus ouviram que ele Paulo tinha levado o evangelho para os gentios, os judeus se arremeteram contra ele (At 22:22-23). Paulo foi preso em Jerusalém, Cesaréia e Roma por ter abraçado a causa gentia.
• Este parágrafo trata de dois privilégios que Deus concedeu a Paulo: 1) Uma revelação (v. 2-3); 2) Uma comissão (v. 7-8). Está claro que estes dois dons da graça: a revelação e a comissão – o mistério revelado e o mistério confiado a ele, estão estreitamente relacionados entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário