Mairi Gospel

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O poder transformador do evangelho

 
 
           INTRODUÇÃO

1. A igreja de Colossos foi fundada durante o período que Paulo passou em Éfeso. Ele criou um Instituto Bíblico em Éfeso e daí toda a Ásia foi evangelizada (At 19:9,10). Nesse tempo, pelo menos dois homens foram ganhos para Cristo por Paulo, Epafras e Filemon (Fm 19). Filemon tinha uma igreja em sua casa (Fm 2; Cl 4:17). Epafras foi o fundador da igreja (1:7; 4:12-13). Lição: Nem sempre Deus precisa de um grande líder para estabelecer uma nova igreja. Esses dois homens leigos começaram pelo menos três igrejas (Laodicéia, Hierápolis e Colossos – Cl 4:13).
2. A igreja passou a enfrentar alguns problemas doutrinários e Epafras foi a Roma buscar ajuda de Paulo para resolver essas questões. Essa carta é a resposta de Paulo aos problemas doutrinários que a igreja estava enfrentando: 1) O Perigo das falsas filosofias (2:8-13); 2) O Perigo do legalismo (2:14-17); 3) O Perigo do falso misticismo (2:18-19); 4) O Perigo do ascetismo (2:20-23).
3. Paulo estava preso em Roma. Nesse tempo um escravo de Filemon fugiu para Roma e Paulo o ganhou para Cristo e o enviou de volta a Filemon em Colossos. Nessa mesma época, Epafras vai a Roma para informar Paulo dos problemas da igreja. Epafras permanece com Paulo enquanto Onézimo e Tíquico levam a carta do apóstolo (4:7-9) à igreja de Colossos.
4. Esta carta é pertinente hoje como o foi no primeiro século, porque também estamos enfrentando o problema de doutrinas estranhas estarem atingindo a igreja de Cristo, como misticismo, sincretismo, legalismo e ascetismo. O resgate da verdade de Deus e do senhorio de Cristo precisa ser anunciado com urgência e poder novamente.

I. A AUTORIDADE DAQUELE QUE PROCLAMA O EVANGELHO – V. 1

1. Paulo apresenta-se como um enviado de Cristo – v. 1
• Paulo escreve como um representante oficial do Ungido Filho de Deus.
2. Paulo apresenta-se como alguém que recebeu uma mensagem de Deus – v. 1
• Ele alcançou o seu apostolado não por aspiração, nem por usurpação nem mesmo por nomeação, por por divina vocação (Gl 1:15,16).

II. A GLORIOSA POSIÇÃO DAQUELES QUE RECEBERAM O EVANGELHO – V. 2

1. Eles pertencem à igreja celestial – v. 2
• Eles são santos e fiéis em Cristo. Eles estão unidos a Cristo. Eles morreram com Cristo. Ressuscitaram com Cristo. Estão escondidos com Cristo em Deus. Estão assentados com Cristo nos lugares celestiais. Eles vivem em Cristo, andam em Cristo e vão reinar com Cristo.
2. Eles pertencem à igreja terrenal – v. 2b
    1. • Eles estão não apenas em Cristo, mas também em Colossos. É uma igreja geográfica. Gente que tem nome, endereço, problemas, aflições, que enfrenta ataques, perseguição, perigos.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário