Mairi Gospel

sábado, 23 de abril de 2011

Um homem que morreu sem estar preparado para encontrar-se com Deus

Um homem que morreu sem estar preparado para encontrar-se com Deus
Referência: Daniel 5.1-31

INTRODUÇÃO

1. Há uma linha invisível que separa a paciência de Deus da ira de Deus. Os que persistem em andar no caminho errado cruzam essa linha invisível. Chega um dia em que Deus diz: Basta! Não há um caminho especial que conduz ao inferno. É necessário apenas permanecer, por tempo suficiente em nosso próprio caminho.
2. Nabucodonosor precisou ficar louco para ser convertido. Foi salvo porque humilhou-se diante de Deus. Mas, Belsazar, apesar de tantos exemplos e advertências continuou no caminho da desobediência e morreu sem chance de arrependimento.
3. Deus oferece ao homem muitas oportunidades para arrepender-se. Convida-o insistentemente a se voltar para ele e o persuade. Mas se o homem continua no pecado, ele cruza essa linha invisível e então, perece inapelavelmente.

I. UM HOMEM QUE DESPERDIÇOU TODAS AS SUAS OPORTUNIDADES – V. 22

1. Um homem que testemunhou as obras de Deus dentro da sua casa, mas as desprezou
• Belsazar era da família real. Seu pai ou avô, Nabucodonosor foi convertido a Deus. Ele presenciou todos os acontecimentos relatados nos capítulos 1-4 de Daniel. Ele devia ter a idade de Daniel. Ele viu o testemunho da Daniel e de seus amigos. Ele viu como Deus libertou os amigos de Daniel da fornalha. Ele viu como Nabucodonosor foi arrancado do trono para tornar-se um animal, até que seu coração foi humilhado e convertido.
• Belsazar foi um homem que viu Deus tratando de modo pessoal com alguém próximo a ele. Sabia o que era conversão. O verdadeiro Deus fora louvado e adorado no palácio que agora ele ocupava, como rei.
• Belsazar conviveu com testemunho fiel a respeito de Deus, mas tapou seus ouvidos, fechou seus olhos e endureceu seu coração.
• Deus deu um ano para Nabucodonosor arrepender-se, mas a Belsazar cruzou a linha da ira de Deus naquela mesma noite e pereceu. Viver no pecado é loucura. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
2. Um homem que desprezou o conhecimento de Deus nem lhe deu glória, a despeito de conhecer a verdade – v. 22
• A impiedade produz perversão. O desprezo do conhecimento de Deus, leva o homem a uma vida dissoluta moralmente. Belsazar conhecia a verdade, mas não foi dirigido por ela. Ele conhecia a verdade, mas a rejeitou deliberadamente para viver regaladamente em seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário