Mairi Gospel

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Considerações sobre a pseudo “salvação” do filme 2012

      

Está em cartaz no cinema nacional um polemico filme intitulado 2012 do diretor Roland Emmerich, especialista em filmes apocalípticos, como Independence Day, e O Dia Depois de Amanhã. O filme trata sobre um possível fim do mundo com base no calendário Maia, o mesmo calendário prevê um alinhamento entre o sol e o centro da galáxia o que levaria a nossa estrela a entrar em furiosa atividade, liberando uma efusiva partícula atômica chamada neutrino. Em 21 de dezembro de 2012 acontecerá um fato que mudará o nosso planeta da forma que o conhecemos quando se completa um ciclo de 5.125 anos do calendário maia conhecido como Longa Contagem , segundo o roteiro do filme em resumo.
Esta ficção esta criando um certo pânico e alarme em algumas camadas da população, em partes por ignorância, em partes por especulações dando margem a muita polêmica nos meios de comunicação.
Meu objetivo ao escrever este singelo artigo é fazer alguns comentários não por vias especulativas, mas, por vias Bíblicas devidamente embasadas na nossa ortodoxia pentecostal.
Primeiro, que está terra se encaminha para o fim é uma verdade bíblica, é o que chamamos de escatologia bíblica.
Segundo a etimologia, ou seja, a ciência que estuda a origem das palavras o termo Escatologia é formado a partir da junção de dois radicais gregos:
eschatos = último + logos = estudo ou tratado
Portanto escatologia é o “estudo das últimas coisas”, são assuntos que tratam sobre o estágio final da humanidade.
Duas formas escatológicas:
1a Bíblica: possui a Bíblia como sua única fonte de informação
2a Extrabíblica: previsões científicas e especulativas no que diz respeito ao fim do mundo.
Quando nos estribamos na escatologia bíblica, observamos que não foi nos dada a ordem nem a possibilidade de prevermos ou darmos a data para a volta de Cristo e, fatalmente como conseqüência após os eventos dentro do calendário escatológico o “ fim dessa terra como a conhecemos hoje “.
Precisamos distinguir claramente entre fatos, suposições e especulações. É fato que Jesus voltará. A suposição é que Ele virá muito em breve. Mas seria especulação tentar marcar a data da Sua volta
Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade At 1.7
Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Mt 24.36
Muitos já tentaram fazer uso de especulações, ajuntando massas e no final tudo não passou de engano e frustração, alguns chegaram ao extremo de tirarem a própria vida e a de outros.
A falta de observância bíblica causa essa ignorância inclusive nos que se dizem sábios deste mundo, mas, para o povo que conhece a Bíblia e crê na sua veracidade sabe que o dia exato pertence a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário