Mairi Gospel

terça-feira, 31 de maio de 2011

Leonardo Gonçalves: "Eu nunca achei que eu fosse vingar como cantor"

          

Dono de uma bela voz, e um dos principais divulgadores da cultura judaica cristã no Brasil, Leonardo Gonçalves é referência quando o assunto é música gospel de qualidade, o cantor tem três albuns lançados: "Poemas e Canções", "Viver e Cantar", e o trabalho mais recente, o CD "Avinu Malkenu", sendo este último, totalmente em hebraico.
No Brasil, temos várias congregações que usam o Shabat, as festas e o calendário bíblico. O Shabat também foi tema no primeiro CD do Pastor Antônio Cirilo lançado pela Som Livre, o albúm "Descanso", e é sobre música gospel, carreira e cultura judaica, que Leonardo Gonçalves, nosso entrevistado desta semana, irá falar.
Confira abaixo nossa entrevista exclusiva.
Supergospel - O que você acha da explosão de Congregações e Sinagogas Cristãs, que não são Igrejas Adventistas, mas que tem se despertado para o Shabat, festas bíblicas e também para o calendário bíblico, fazendo uso de todas essas citações?
Eu acho que todo e qualquer interesse em se compreender verdadeiramente a mentalidade judaica auxilia fundamentalmente a compreensão da Bíblia, inclusive do “Novo Testamento”. Da maneira em que a gente crê na inspiração divina, D-s não dita as palavras… é o próprio ser humano que escreve, sempre dentro de um contexto cultural, porque nós seres humanos somos seres culturais.
Logo, quanto melhor compreendermos a cultura judaica em que a Bíblia foi escrita (apenas Lucas, de todos os escritores da Bíblia, não era Judeu), melhor compreenderemos a Bíblia. E creio, evidentemente, que o Shabbat é uma grande bênção, um grande presente de D-s não apenas para os Judeus, mas para toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário