Mairi Gospel

sábado, 14 de maio de 2011

O filho pródigo

Estudo Bíblico sobre o filho pródigo. Estudo baseado no evangelho de Lucas 15.11-22
             

Lucas 15.11-22
Lição principal
Que os “perdidos” e “mortos” que se arrependem e voltam a Deus, são recebidos com divino favor. Recebem o beijo do perdão e um lugar à mesa do Pai.

1 – DESCONTENTAMENTO

A primeira impressão que temos do filho mais jovem é de um moço que não sabia apreciar as bênçãos que possuía. Há muitos assim hoje, que sonham sempre em melhorar de sorte — por meio de dinheiro, obtido sem trabalho.

2 – DISTÂNCIA

O moço pede a parte da fazenda, os bens materiais, para gozá-los longe do pai. Mas maior gozo há junto do pai.

3 – DESTITUIÇÃO

O jovem quer ser “senhor da sua vontade” e dissipa seus bens. Quantos dos vossos dias, das vossas forças, já tendes desperdiçado longe do Pai? Ele procura remediar o vosso caso.

4 – REMORSO

O moço pensa, relembra, compara, e resolve. O descrente não pode lembrar-se de um feliz passado na casa do Pai, mas deve reconhecer que tem recebido muitos bens e bênçãos de Deus.

5 – RECONCILIAÇÃO E REGOZIJO

Voltando ao pai, ele faz a notável confissão: “Não sou digno”. Ele encontra somente bondade no pai, e um beijo de perdão em vez de palavras de censura. Descobre riquezas de bens com o pai que antes ignorara.
Conclusão
Vamos considerar como a história do pródigo é parecida com a nossa. Há coisas de grande importância de que não lemos aqui; a redenção que é a base do perdão; a fé que aceita a bênção oferecida; o novo nascimento que dá ao crente a capacidade de apreciar a casa paterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário