Mairi Gospel

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Você Ama a Jesus?

    

14 – E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
15 – E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 – Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 – Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:14-17

EXPLICANDO OS TERMOS:

      Do Grego: (AMOR, Rm. 5:5 – AGAPE; AMOU Jo 3:16 – AGAPAO; AMO Jo 21:15 – PHILEO)
     AGAPE/AGAPAO,  Rm. 5:5 – Amor incondicional, amor por escolha e por um gesto de vontade, ágape não procura nada em troca, não depende de química,afinidade, ou sentimento.
      PHILEO, Jo. 21:15 – Gostar de…, ter afeto por…, importar-se com…, tratar com carinho, ter ligação pessoal com… etc.
        AGAPE refere-se ao amor de Deus que só ele é capaz de dar, um amor único e ao mesmo tempo universal, pois ama a todos de uma só forma (Jo. 3:16), um amor sem exigências, sem esperar nada em troca, e que não depende de recíproca ou de correspondência. Deus AMA!
        PHILEO refere-se ao amor humano que sentimos uns pelos outros, um amor que não é como o amor de Deus, mas agrada-O quando sentimos esse amor pelo nosso próximo. Um amor que requer sentimento, afinidade, e, geralmente amamos por esperar também sermos amados, ou seja, de certa forma esperamos, sim, algo em troca.
Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava e Pedro não entendia a maneira que Jesus falava porque falara por duas vezes da Sua forma, ou seja, AGAPE, Pedro, por sua vez, sem entender respondia usando a sua própria linguagem e sentimento, ou seja, PHILEO. Jesus, no entanto, entendendo a condição humana de Pedro usa para AMOR a mesma palavra que Pedro usara PHILEO, questionando se Pedro realmente tinha por Ele a afeição que alegava. Pedro,  porém, só mais tarde veio a entender o significado completo do amor AGAPE, pos, usou as palavra AGAPE e AGAPAO nove vezes em seus escritos.
         Se Jesus te perguntasse hoje: ME AMAS? Como tu responderias?
         Antes de respondermos devemos analizar alguns pontos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário