Mairi Gospel

domingo, 5 de junho de 2011

Folha Universal chega à sua milésima edição

Com quase 2 décadas de existência, o maior jornal em circulação no Brasil e na América Latina alcança marca histórica e lança um novo site
              

No domingo, dia 5 de junho, a Folha Universal chega a sua milésima edição. Com uma tiragem semanal de aproximadamente 2,5 milhões de exemplares – auditados pela BDO Trevisan –, é hoje o maior jornal em circulação no Brasil e na América Latina, estando presente em todos os municípios do País. Além da marca histórica, o periódico está com um novo projeto gráfico, com editorias divididas por cores, o que facilita a identificação do conteúdo, ajudando a organizar a leitura.
Em 2008, a Folha já havia passado por uma mudança, quando foi dividida em dois cadernos: um com matérias seculares e outro com o conteúdo da IURD. Para essa nova fase, foram feitas várias pesquisas, segundo o chefe de redação Celso Fonseca. “O resultado é um jornal mais limpo, com espaçamento maior entre as colunas. O jornal está mais leve e nós vamos explorar mais o uso de infográficos nas matérias”, conta.

Novo site

Junto com a edição 1.000, também entra no ar uma nova versão online da Folha Universal, totalmente reformulada. O site www.folhauniversal.com.br traduz de forma virtual o que é o jornal impresso. Num primeiro momento, os internautas encontrarão um novo layout e a possibilidade de pesquisar as edições anteriores do jornal em formato “page flip” (espécie de fichário virtual, que permite folhear páginas). Eles também poderão fazer comentários sobre as matérias de capa.
A tendência é que edição online da Folha se torne cada vez mais colaborativa, integrada com as redes sociais, permitindo o máximo de interação ao internauta. “Vamos enriquecer o conteúdo do jornal impresso, com as ferramentas tecnológicas da internet. No futuro, pretendemos fazer atualizações de notícias, disponibilizar galerias de fotos e entrevistas em áudio, por exemplo”, explica Fonseca.

Recorde

A milésima edição da Folha Universal está voltada para o próprio jornal, com tiragem recorde de 4 milhões de exemplares. Nela, consta a história do veículo, que tem uma longa trajetória de resistência contra preconceitos. Além disso, fala-se um pouco de outra característica importante do periódico, que é a sua complexa operação de distribuição. Para chegar a algumas cidades mais extremas do País, o jornal é transportado até de barco.
Há ainda depoimentos de várias personalidades brasileiras, incluindo o da presidente da República, Dilma Rousseff, cumprimentado o jornal pela marca histórica. Além dela, também falaram José Sarney, o presidente do Senado; os jogadores de futebol Kaká e Lúcio; Ana Hickmann, Ana Paula Padrão e Gugu, apresentadores da Rede Record; os governadores Geraldo Alckmin, Sérgio Cabral e Antônio Anastásia; e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entre outros.
Na coluna Ponto Final, em um artigo, o bispo Edir Macedo fala da importância da Folha Universal, agradecendo aos membros da IURD que, semanalmente, adquirem o jornal, ajudando em um incansável trabalho de alerta aos brasileiros e de socorro aos sofridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário