Mairi Gospel

terça-feira, 21 de junho de 2011

O Obreiro Aprovado

         

“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente; disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, para cumprirem a sua vontade.”  2 Timóteo 2.22-26

Introdução

Certa vez uma igreja se reuniu em assembléia e ficou mais de uma hora discutindo, só para resolver um assunto muito importante: com quem deveria ficar a chave do piano!
A verdade é que a maioria das discussões entre os cristãos são igualmente de pouca importância. Qual a cor do carpete que devemos comprar para o púlpito da igreja ou mesmo a famosa pergunta: “será que Deus pode criar uma rocha tão grande que nem Ele mesmo a possa levantar?”.
Há certas coisas que são trivialidades, que não trazem benefícios e apenas dividem os crentes, colocando-os longe do propósito de Deus.

Explicação

E é isso que o apóstolo Paulo vai tratar nestes versículos. Ainda dentro do tema SANTIFICAÇÃO, que permeou o último estudo (falamos de utensílios de honra e de desonra) Paulo vai mostrar a Timóteo as atitudes de um obreiro, de um pastor aprovado, tendo o pano de fundo o versículo 15.
Frase de transição: O que aprendemos do obreiro aprovado?

1 – O OBREIRO APROVADO AMADURECE ESPIRITUALMENTE

“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”  2 Timóteo 2.22

Ilustração

Certa vez um membro de igreja chegou todo vaidoso para o pastor e disse: “Pastor, tenho 23 anos de vida cristã”. O pastor, corrigiu logo: “Não, o irmão tem na verdade 1 ano de crente. O resto é repetição”.
De fato, há crentes que conhecemos que não apresentam nenhum sinal de melhora ou crescimento nas suas vidas, são sempre os mesmos de anos atrás.
Assim como na nossa vida comum é normal que amadureçamos, na vida espiritual isso também é o normal. O Líder, pastor, obreiro, devem sempre progredir espiritualmente e caminhar para o amadurecimento espiritual.
Aqui Paulo compara essa maturidade com o caminhar, com o movimento do corpo,. Entendemos isso a partir dos dois verbos do versículo 22: Foge e Segue. Os dois verbos indicam movimentam, indicam uma direção a ser seguida.

2 – O OBREIRO AGE COM SABEDORIA E MANSIDÃO

E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente; disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, para cumprirem a sua vontade.”  2 Timóteo 2.23-26
Lembre-se do problema dos falsos mestres na igreja de Éfeso. Já estudamos isso anteriormente, que tais mestres ensinavam doutrinas estranhas baseadas em genealogias judaicas e lendas fantásticas, que só desviavam os crentes da verdade.
Havia então um grande risco de Timóteo agir impulsivamente, agir pela carne, afinal os falsos mestres estavam tentando desviar a igreja. Timóteo poderia cair no jogo deles e entrar numa discussão confusa, inútil, que acabaria com certeza em bate-boca, se não acabasse em coisa pior.
Por isso ele deveria ter sabedoria e mansidão. Deveria prezar por uma atitude refletida e não impulsiva ou impensada.

a) Sabedoria para evitar as contendas

Deveria ser sábio para evitar as contendas, pelos seguintes motivos:
• Porque são insensatas – Eram assuntos sobre questões tolas, pois não tinham sentido e distorciam a verdade bíblica;
• Porque são absurdas – Eram assuntos incoerentes e inúteis, porque não edificavam, nem sequer levavam a lugar algum;
• Porque conduzem a brigas – contenda é briga, bate-boca, disputa. A igreja, como vimos, deve ser palco da justiça, da fé, do amor e da paz. Mas se há contendas, a igreja vira lugar batalhas, ódio e mágoas, onde os membros vão se comportar como galos de briga. Onde acontecem tais coisas a fé se torna medíocre, a igreja fria.
• Porque não é pela força que se convence alguém – não é pela altura da nossa voz que uma pessoa se convence que estava no caminho errado, mas sim por Deus, pelo Espírito Santo (v25,26)
Por essas razoes Timóteo deveria fugir dessas disputas públicas com os falsos mestres.

b) Manso para pastorear a igreja

Mesmo diante de controvérsias, Paulo aconselha que Timóteo tenha uma atitude de mansidão para com a igreja:
• Sendo amável com todos
“Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender e sim deve ser brando para com todos… disciplinando com mansidão os que se opõem,”  2 Timóteo 2.24,25
Ilustração
Havia uma pastor que costumava esbravejar, brigar e gritar com a igreja no quando pregava no púlpito. Um dia, um garoto vendo isto, perguntou para sua mãe:
“Mãe, o que vai acontecer conosco se aquele homem escapar lá detrás”?
A tarefa de Timóteo era a de edificar a igreja – e isto só poderia ser feito se ele fosse amável para com todos e evitando disputas.
E isso serve para pastor, presbítero, diácono, líderes em geral. Igreja não é lugar de autoritarismo. É óbvio que existe uma hierarquia, existe autoridades que Deus colocou no meio da sua igreja, mas estas autoridades não podem exercer o seu poder pelo medo ou por violência, mas sim por amor.
• Ensinando a verdade bíblica
2 Timóteo 2.24
apto para instruir
Na igreja podem existir pessoas com idéias equivocadas. Nada melhor do que o ensino bíblico para mostrar a estas pessoas aquilo que é certo.
• Exercendo a paciência
2 Timóteo 2.24
paciente;
Sem dúvida, a paciência é indispensável para o líder. Ainda mais na igreja, onde lidamos com vários tipos de pessoas, com diferentes personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário