Mairi Gospel

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Neurologista afirma ter criado a primeira religião do mundo com base científica

Seu livro pode ser considerado a nova bíblia dos ateus
          
Baseada em um método científico que esclarece as múltiplas naturezas da consciência e da realidade, o neurocientista e professor da Universidade do Havaí, Bruce E. Morton, está lançando o livro Neuroreality: A Scientific Religion to Restore Meaning, or How 7 Brain Elements Create 7 Minds and 7 Realities. [Neurorrealidade: Uma religião científica para restaurar o Sentido da Vida, ou como os 7 elementos do cérebro criam 7 mentalidades e 7 realidades] que tentar criar uma religião baseada na ciência.
Ele que também é filósofo diz que a obra  trata-se de um “upgrade de 4000 anos na religião, baseada em um método científico que esclarece as múltiplas naturezas da consciência e da realidade.” Afirma ainda que sua pesquisa empírica demonstra que suas ideias farão os seguidores “felizes e realizados”.
Enquanto Morton promete uma transformação na vida dos que lerem sua obra, líderes  religiosos estão chamando obra de simplesmente de ciência experimental, enquanto outros dizem que é uma nova “bíblia de ateus”
Quanto a isso, Michael Martin um proeminente filósofo ateu, define o ateísmo inteiramente em termos de crenças. Para ele, o ateísmo negativo é simplesmente a falta de crença teísta, o ateísmo positivo é a descrença específica em Deus, e o agnosticismo não crê nem deixa de crer em Deus.
Diante das críticas, o autor afirma que seu novo livro não contém crenças ou experimentos sobrenaturais, e vai orientar os leitores na sua caminhada religiosa, fornecendo uma visão ampliada sobre o propósito da vida, usando um método científico.
O livro foi escrito depois que Morton passou por um período de depressão. Ele fez várias tentativas de auto-medicação para se curar, incluindo o uso de produtos químicos. Após tomar mais de 40 compostos psicoativos, até passar por uma experiência “de transcendência”, quando “descobriu a fonte de elemento social do cérebro, que lhe deu uma visão mais precisa sobre a vida, o universo e a realidade.”
No livro o autor discute quatro maneiras diferentes, mas inter-relacionadas de produzir uma transformação de vida, além de listas 21 solições para a vida, com base cientícia que não dependem da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário