Mairi Gospel

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cientistas americanos acreditam que a religião e a ciências não estão constantemente em conflito

Para a grande maioria dos entrevistados as duas são caminhos válidos do conhecimento
              
Ao contrário do que muitos pensam, um estudo mostrou que poucos cientistas das principais universidades americanas acreditam que a ciência e a religião estão em conflito permanentemente, já a grande maioria acredita que o conflito acontece algumas vezes.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Rice (EUA) que resultou em 15% de cientistas que veem a religião e a ciência sempre em conflito, outros 15% que afirmam que as duas nunca estão em conflito e 70% que acreditam que a religião e a ciência se conflitam poucas vezes.
Os que acreditam que a religião e a ciência estão em constante conflito possuem um tipo particular de religião em mente, já a grande maioria acredita que o conflito tem como origem a esfera pública, principalmente quanto ao ensino do criacionismo versos a evolução e também em relação às pesquisas com células-tronco.
O estudo mostrou que uma minoria dos entrevistados acredita que religião e ciência exigem fronteiras e de acordo com a coordenadora da pesquisa, Elaine Howard Ecklund ela acontece principalmente quando o assunto é a origem da Terra.
Apesar disso, muitos acreditam que tanto a religião quanto a ciência “são caminhos válidos do conhecimento” e que podem trazer um entendimento mais amplo de questões importantes.
A pesquisa coordenada por Ecklund também mostrou que aproximadamente metade dos cientistas expressou alguma forma de identidade religiosa. “Grande parte do público acredita que, conforme a ciência se torna mais proeminente, a secularização aumenta e a religião decresce,” disse.

Fonte: Gospel Prime

Com informações Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário