Mairi Gospel

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Presépio mistura cena do nascimento de Jesus com as mortes de Bin Laden e Kaddafi

Presépio mistura cena do nascimento de Jesus com as mortes de Bin Laden e Kaddafi
Um presépio exposto em um shopping em Honduras está causando polêmica por colocar imagens da violência de gangues, da polícia e a morte de Osama Bin Laden e Muammar Kaddafi junto à tradicional cena de Jesus com Maria, José e os animais.

O arquiteto e ex-primeiro-ministro de Honduras Fernando Martinez, é o responsável pelo presépio, foi ele quem elaborou e construiu a obra de 100 metros quadrados adornada com figuras de plástico e de argila.
Na inauguração da obra Martinez explicou: “Eu sempre tento melhorar no design, usando princípios morais e cristãos para lembrar o nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, o Príncipe da Paz”. A inauguração contou com a presença de 30 policiais, pois os organizadores temiam que religiosos fizessem alguma manifestação contrária à obra.
Segundo a Brisbane Times, a minicidade que compõe o presépio do shopping Multiplaza, na capital Tegucigalpa, testemunha um mundo em crise, onde a violência se alastra em outros lugares. Na maquete brinquedos foram colocados para representar a onda de criminalidade que varre o país debaixo de uma placa que dizia “violência”. Honduras é o país com maior taxa de assassinato em todo o mundo, segundo dados da ONU.
Um letreiro no presépio trazia a frase “limpe a polícia”, em referência ao escândalo que fez o presidente Porfirio Lobo prometer que demitiria da força policial todos que estivessem “comprovadamente envolvidos com o crime organizado”.

Vários clientes do shopping que pararam para ver o presépio não gostaram muito do que viram. Alguns pais que levaram seus filhos ao shopping disseram estar surpresos com as figuras que retratam a brutalidade que assola o mundo. Eles desaprovaram ver imagens reproduzindo as mortes violentas de Kaddafi e Bin Laden. Estes clientes dizem que a mensagem de Natal é uma mensagem de paz e não de guerra, e reclamam que a presença desses elementos assustam as crianças e prejudicam a cena do presépio.
Desde 1985 Martinez vem criando cenários em grande escala que mesclam imagens de temas atuais com o nascimento de Cristo em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário