Mairi Gospel

sábado, 5 de março de 2011

Correntes Congregacionais selam acordo e se unem


A 51ª Assembleia Geral da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil aconteceu nos dias 31 de janeiro a 5 de fevereiro, na cidade de Campina Grande, Paraíba. E contou com mais de 700 delegados entre efetivos e visitantes. A última assembleia da UIECB que aconteceu no Nordeste do país foi há 26 anos.
A parte devocional da assembleia foi desenvolvida sob o tema “Reavivados para uma Grande Colheita”. Os presentes foram desafiados a experimentarem um reavivamento espiritual através de inspiradoras mensagens proferidas pelos preletores convidados: Pastor Aurivan Marinho, Presidente da Aliança das Igrejas Congregacionais do Brasil (outro grupo congregacional de origem Kalleyana) e do pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes. O louvor ficou a cargo de Levi Carvalho e Banda da cidade de Juazeiro, Bahia.
A assembleia também foi importante para a reaproximação das duas denominações congregacionais, UNIÃO e ALIANÇA, pois na década de 1960 houve uma cisão entre os congregacionais devido à Renovação Espiritual que se espalhava pela nação e atingiu todas as denominações. Sendo que a formação da ALIANÇA ocorreu nessa cidade.
Em 2009 as denominações firmaram um acordo de Modus Vivendique teve como fruto a realização da Primeira Cruzada Evangelística Congregacional, no dia 03 de fevereiro, no Parque do Povo, área central de Campina Grande. Mais de 3000 pessoas estiveram presentes e cerca de 60 entregaram suas vidas a Cristo. O fato mostrou que a unidade é possível e gera frutos.
A UIECB possui 415 igrejas, centenas de congregações e 50 campos missionários no Brasil e alguns em outros países da América Latina. Cerca de 76% das igrejas congregacionais estão situadas no sudeste, em especial no Rio de Janeiro.
Confira as decisões tomadas pela assembleia de 2011: 1) aprovação do Plano Diretor; para o período . A ênfase está no crescimento denominacional, dando continuidade ao chamado Projeto Colheita que se propõe a fortalecer a unidade denominacional para gerar o crescimento. Objetiva mobilizar as igrejas congregacionais, todas as organizações internas da denominação para a implantação de 700 novas igrejas em 10 anos.
Está em andamento o Plano Decenal de Crescimento (2008-2018); 2) mudança da periodicidade das assembleias: de bienais para trienais; 3) consequente aumento do prazo do mandato da diretoria e do Conselho Fiscal para três anos.
O presidente da diretoria da Junta Geral poderá ser reeleito para um único período subsequente ao seu mandato, não precisando se afastar do cargo para se candidatar à reeleição; 4) encaminhar a discussão acerca da Ordenação Feminina ao Ministério Pastoral para a 52ª Assembleia Geral, em data e local a serem definidos; 5) permanência da forma de Batismo por aspersão, rejeitando a proposta de se batizar também por imersão; 6) criação da Poupacon – uma poupança para os pastores congregacionais, visando a assistir os obreiros que ficarem sem ministério e sua família, em caso de óbito ou incapacidade; 7) aprovar em reunião da Junta Geral o orçamento para o período.

Televangelista americano faz oração “poderosa” que cancela dívidas, mas fiel tem que dar oferta para recebê-la


eter Popoff, televangelista famoso nos Estados Unidos está lançando uma nova “onda”: Se a pessoa fazer uma doação ao seu programa ele vai liberar o “poder” de livramento de dívidas apenas com oração.
Para receber essa oração o telespectador faz sua doação e recebe um kit de cancelamento de dívidas. “Estou dizendo a você que Deus ensina na Sua palavra que Ele quer cancelar, apagar, remover e destruir a sua dívida”, diz Popoff em um comercial na TV.
Popoff é alemão e ganhou destaque conduzindo uma cruzada nos Estados Unidos que combina espiritualidade e superação de vícios. Sua mansão em Upland (Califórnia) custa 4,5 milhões de dólares e ele também possuí outros imóveis.
Para Ole Anthony, presidente da Trinity Foundation, entidade que fiscaliza líderes religiosos, principalmente os televangelistas, o pastor Popoff é um enganador. “Ele é, fundamentalmente, um enganador. O cancelamento sobrenatural de dívidas é uma bobagem, sem qualquer embasamento bíblico”, disse.

Políticos evangélicos propõe slogan: “Neste Carnaval, não transe. Se preserve para o casamento, porque família é bom”


A Frente Parlamentar da Família, que reúne parlamentares evangélicos e católicos, fez uma reunião na última quarta-feira, dia 2, para pedir que o Ministério da Saúde mude o tema da campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis nesse Carnaval.
A campanha original tem dois slogans: “Sem camisinha, não dá” e “Seja qual for a fantasia, use sempre a camisinha”. Incomodados com esse tom que “libera” o sexo casual os parlamentares sugeriram temas diferentes: “Neste Carnaval, não transe. Se preserve para o casamento, porque família é bom”.
O encontro organizado pelo senador Magno Malta queria convencer o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha a alterar as campanhas, no final da reunião o ministro admitiu fazer uma campanha direcionada para os religiosos, mas não falou em mudar o tom das atuais campanhas de carnaval.
Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para tratar de outros temas com o Ministro como combate à dengue e gravidez precoce. Além do senador Magno Malta, estavam presentes a deputada federal Benedita da Silva, o deputado federal Anthony Garotinho e outros.
O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) mostrou preocupação com o desarquivamento do projeto que criminaliza a homofobia. Ele afirmou que os homossexuais formam uma população com muitos privilégios. Garotinho também defendeu uma campanha específica para os religiosos durante o Carnaval.
Magno Malta afirmou que outra reivindicação encaminhada a Padilha foi a criação da Secretaria da Família, para, entre outras atribuições, lidar com jovens viciados em drogas.

“Estou pronto para morrer”, disse ministro cristão antes de ser assassinado no Paquistão


O Ministro das Minorias do Paquistão, Shahbaz Bhatti, que é católico deu uma entrevista em vídeo dizendo que os mulçumanos o intimidavam por ele apoiar campanhas contrárias a lei anti-blasfêmia, defendendo os oprimidos e cristãos perseguidos marginalizados e outras minorias.
Durante a entrevista lhe perguntaram: “Sua vida está sendo ameaçada. Por quem? E que tipo de ameaças você está recebendo?”
A resposta foi: “As forças da violência, organizações militantes, o Talibã e a Al-Qaida. Eles querem impor sua filosofia radical no Paquistão. E quem permanecer contra a filosofia radical deles, eles o ameaçam”, respondeu Bhatti.
O ministro cristão afirmou não ter medo da morte. “Mas quero compartilhar que creio em Jesus Cristo, que deu sua vida por nós. Sei qual é o significado da cruz, e estou seguindo a cruz, e estou pronto para morrer por uma causa”, continuou Bhatti.
O ministro disse também que morreria para defender os direitos do povo que sofre e as ameaças de morte não poderiam mudar a opinião e os princípios dele. “Prefiro morrer por meus princípios e pela justiça de minha comunidade a fazer concessões a essas ameaças”, concluiu ele.
Bhatti foi assassinado no dia 2 de março, quando ele dirigia seu carro para o trabalho, sem guarda-costas, apesar dos riscos que ele havia assumido ao se opor aos extremistas islâmicos no Paquistão. Ele foi morto a tiros por homens que deram uma rajada de balas em seu carro, então deixaram folhetos avisando que outros que se opõem à lei anti-blasfêmia teriam o mesmo fim

Retiro de Carnaval promovido por Igrejas Evangélicas é destaque no twitter #CoisasDeRetiro


Hoje a noite começa muitos dos acampamentos de Carnaval promovidos pelas igrejas evangélicas ( e católicos carismáticos) e a expectativa dos participantes colocou a hashtag #CoisasDeRetiro no segundo lugar dos assuntos mais falados no microblog, chamado de Trends Topics Brasil, ou TTBr.
Entre frases com humor e saudosismos, encontramos algumas com bastante ironia. “Pastor e a esposa dormirem na suíte master, e as ovelhas dormirem espalhadas pela casa e varanda no humilde colchão no chão. #coisasderetiro”, disse uma usuária.
Algumas falam dos problemas enfrentados nas acomodações. “Fila pra tomar banho, café da manhã, almoçar, jantar, escovar os dentes, fila pra tudo”, escreveu outra.
Há muitas mensagens engraçadas como a que fala dos “irmãozinhos querendo fazer ‘lual’ pra dar em cima das irmãzinhas no escuro da madrugada, como tuitou um usuário.
Horas depois a tag passou a ser a mais comentada, alcançado o primeiro lugar no TTBr. Essa, assim como outras tuitadas, mostra a presença dos evangélicos nas redes sociais.

Confira outras tuitadas do #CoisasDeRetiro:

“Ouvir o lider falar unas 30 vezes “Agora deu galera… vamos descançar pq amanhã vai ser puxado” durante a noite ” @crentassos
“Prender o ziper da barraca dos outros com arame, pro cara ficar preso dentro dela.” @ariovaldojr
“Esconder o chinelo do máximo de pessoas possíveis e vê-las desesperadas.” @profetirando

O Evangelho propaga-se entre os gentios

Prezado professor, a lição desta semana fala sobre “a propagação do evangelho entre os gentios”, baseada em Atos 10.44-48; 11.15-18.
Os objetivos desta lição são:
Conhecer a origem dos gentios no Antigo Testamento; Explicar a missão e a salvação entre os gentios nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos;
Concientizar-se que judeus e gentios formam a Igreja do Senhor mediante a cruz.
Na epístola aos Efésios no capítulo 2 e versículos 12-18, o apóstolo Paulo diz: “Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegaste perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”.
O texto bíblico em apreço denota a natureza comunitária da Igreja do Senhor. Esta é a família espiritual criada por Deus, uma comunidade formada pelo Espírito Santo e estabelecida na obra expiatória de Cristo Jesus. A qual anula qualquer separação, dualidade e acepção de pessoas que possam existir no mundo.