Mairi Gospel

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Marcha Para Jesus 2011 impactou Camaçari-Ba.

A marcha para Jesus nesse ano contou com a presença de mais de 50 mil pessoas, com o tema Jovens que fazem a diferença os evangélicos de Camaçari, saiu as ruas para plocamar que a cidade é do Senhor Jesus, ao som das atrações como Nengo Vieira, Pierre Onassis e bandas locais tocando no trio fez um grande arrastão de adoradores ao Senhor Jesus ate o espaço Camaçari, que ainda teve no palco principal, Um dos pontos altos do evento foi o lançamento em grande estilo do DVD Tu és Digno dos Condutores da Glória e ainda contou com a presença de Nívea Soares lançado seu CD Emanuel adorou o Senhor por mais de 1 hora, logo após foi a vez de Cassiane a atração a mais esperada adorou ao Senhor com musicas antigas e do novo CD Viva, e por ultimo foi a vez do cantor Kleber Lucas exaltar o nome do Senhor com suas musicas que o povo cantou e exaltou o reis dos Reis.
A marcha para Jesus 2011 superou as expectativas foi à melhor marcha de Camaçari pela estrutura e organização e atrações, o evento é organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Camaçari (Comec) e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari.

Aliança Evangélica pede oração pela Costa do Marfim

Como as Nações Unidas e as forças francesas movem-se em direção a Costa do Marfim, a Aliança Evangélica Mundial convida os cristãos a orar para o país durante esse momento difícil.
A organização, que representa 600 milhões de evangélicos em todo o mundo, disse que estava “profundamente preocupada” com a violência, pela perda de vidas e da crise humanitária.
Em um comunicado, a Aliança apelou para o fim das hostilidades e a proteção de todos os civis apanhados no conflito.
Laurent Gbagbo foi vencido nas eleições de novembro, pelo seu rival Alassane Ouattara. A comunidade internacional reconhece Ouattara como o presidente da Costa do Marfim.
Os combates entre forças leais a Laurent Gbagbo e os de Ouattara provocaram uma crise humanitária, com até 250 mil refugiados que fogem do país.
Ouattara negou o envolvimento das suas forças no massacre de centenas de civis na cidade ocidental de Duékoué. O assassinato em massa fez com que milhares de pessoas a procurassem refúgio na igreja

Estevam Hernandes lança livro “A Unção apostólica de Pedro”

O apóstolo Estevam Hernandes lançou o livro “A Unção Apostólica de Pedro” no sábado, 2, durante a Ceia de Oficiais da Igreja Renascer que aconteceu na zona norte de São Paulo. Esse livro é o oitavo volume da coleção Fundamentos Apostólicos e lança uma nova luz sobre a vida do Apóstolo Pedro.
Estevam  juntou algumas de suas pregações durante o ano de 2010 (Ano Apostólico de Pedro) que falaram do olhar de amor de Jesus Cristo sobre homens falíveis e imperfeitos e a inacreditável decisão de Deus de usar esses homens. A obra trata também sobre o poder que Deus dá àquele que crê e o faz andar sobre as águas, sobre as tempestades e vencer as piores e mais terríveis dificuldades sem ser destruído.
Indicado para todos os que se encontram em um momento desafiador, o livro traz esperança e a convicção de que só o amor de Deus pode transformar homens em pedras sobre as quais edifica sua igreja.
O livro poderá ser adquirido em todas as igrejas regionais da Renascer, no Bazar Renascer (Av. Lins de Vasconcelos, 1124) e no Centro de Estudos Renascer (Av. Lins de Vasconcelos, 1310).

No estilo “Prova de Fogo”, Amor sem Limites promete abalar o coração dos casais

 
No estilo “Prova de Fogo”, Amor sem Limites promete abalar o coração dos casais
A BV Films se prepara para, mais uma vez, para abalar o coração das pessoas que se encontram em vida conjugal. Em 2009 a empresa lançou o filme “Prova de Fogo” que foi sucesso absoluto e o filme cristão número 1 em número de vendas no Brasil e no Exterior, sendo considerado o filme cristão mais visto e premiado de 2009.
Agora a empresa se prepara para trazer o filme “Amor Sem Limites”, que conta uma verdadeira história de perdão, conversão e fé de que o casamento é uma instituição para toda a vida. Um filme com Anthony Tyler (da série “O Mundo É Dos Jovens”), Danielle Bisutti (interpretou “Joan” em “The O.C – Um Estranho No Paraíso” e fez participações em “2 Homens e Meio” e “Tubarão”), Jay Underwood (Fez o Homem Tocha do antigo longa “O Quarteto Fantástico” e participações em “Arquivo X” e “Star Trek Voyager”) e Eric Bivens-Bush (participação em “Todo Mundo Odeia O Chris).
O Filme é sucesso nos EUA e foi declarado com sendo um filme “PODEROSO” pela American Family Association. A BV Films ainda disponibilizará no site do filme um guia de estudos bíblicos que tem como base a história do filme para ser exercitado nas igrejas.

A Maravilhosa Graça de Deus – Ilustração

 
A Maravilhosa Graça de Deus – Ilustração
Alguns anos atrás, numa igreja na Inglaterra, o pastor notou um ex-assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O juiz era o mesmo que, anos antes, havia condenado o assaltante a sete anos na prisão.
Após o culto, enquanto o juiz e o pastor caminhavam juntos, o juiz perguntou, “Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia?”
“Sim”, respondeu o pastor, “mas eu não sabia que você havia notado”.
Os dois homens caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o juiz disse, “Que milagre da graça!”
O pastor concordou. “Sim, que milagre maravilhoso da graça”.
Daí o juiz perguntou, “Mas você se refere a quem?”
O pastor respondeu “É claro, à conversão do assaltante.”
O juiz falou “Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo.”

A Lei Superior – Ilustração

A Lei Superior – Ilustração
Uma lei estabelece um padrão. Ou ela manda como as coisas devem acontecer, ou como elas de fato acontecem. A lei da gravidade diz que uma laje deve ficar aonde estiver posta. Assim a calçada está sempre no mesmo lugar. Mas, todos nós já vimos lajes pesadas de concreto que foram levantadas e quebradas porque uma pequena semente caiu no chão, cresceu e uma árvore levantou suas raízes e quebrou o cimento.
É assim que uma lei se mostra superior a outra. Paulo falou que a lei do Espírito da vida nos livrou da lei do pecado e da morte (Rom 8:2). Graças a Jesus, a lei da graça é superior à lei da condenação. A segunda lei (de crescimento de sementes) não anula a primeira (de gravidade). Mas, a segunda supera o poder da primeira como a Lei do Espírito supera a lei do pecado.
- Green, Michael P., “Ilustrações Para Pregação Bíblica” (Illustrations for Biblical Preaching), (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House) 1989, p. 210

Mudando de Filiação – Ilustração

Mudando de Filiação – Ilustração
Se você está com sua carteira de identidade, tire-a. Olhe uma coisa na sua carteira.
Sua carteira de identidade representa seu nome, o número da carteira, etc. Ainda há uma parte que trata de “Filiação”. Lá você vê os nomes de seus pais.
Meus pais foram pessoas simples. Minha mãe foi uma secretária de escola pública. Meu pai, agora falecido, foi um pequeno fazendeiro.
Segundo o Evangelho de Mateus, Deus é capaz de fazer um milagre na sua vida. Ele pode mudar sua filiação.
De filho e descendente de pessoas comuns, Deus pode tornar você um filho do Rei. Mas, Ele só pode fazer isso se você seguir e obedecer àquele Rei.
Ele não pode mudar e não quer mudar seu passado. Mas, ele pode mudar seu futuro. Ele pode mudar seu futuro eterno.
De gente comum, Deus pode fazer de qualquer um, um filho do Rei. A história do parentesco de Jesus é uma história de muitas falhas e erros. Havia pessoas extraordinárias, e muitas pessoas simples e comuns. Mas, desta linhagem, Deus levantou o Rei dos Reis. E, ele nos convida a fazer parte também da mesma linhagem. Pela graça de Deus, nós podemos mudar hoje a nossa filiação. Ele pode nos transformar em filhos do Rei. Mat 1:1-17

Ofertando da Substância – Ilustração

Ofertando da Substância – Ilustração
A alegria de ofertar sacrificialmente é um dos valores perdidos no meio da prosperidade. Eu freqüentemente vi meus pais dando além daquilo que era confortável para eles. E, não sei com quanto freqüência meus filhos me vêem contribuindo de forma sacrifical ao Reino de Deus. Provérbios 3:9 nos ensina a honrar o Senhor com os nossos bens, com a substância daquilo que possuímos. Normalmente, ofertamos da sobra, mas ele deseja da substância. Há uma diferença.
- Larry L. Kiser em Fundamentalist Journal (March 1989) (“Jornal Fundamentalista”). Christianity Today, Vol. 33, no. 8.

Escondendo Nossa Bondade – Ilustração

Escondendo Nossa Bondade – Ilustração
Vamos esconder a nossa bondade – sim, vamos esconder até de nós mesmo. Dê com tanta freqüência, e de forma tão constante, que você nem mais nota que tenha ajudado os necessitados do que você notaria que tenha tomado suas refeições normais. Dê as suas esmolas sem nem sussurrar para si mesmo “Como sou generoso!” Não dê nenhuma recompensa para si mesmo. Deixe o assunto com Deus, que nunca deixa de ver, de notar, e de recompensar. – Este é o pão, que comido na pressa, é mais doce do que o banquete de reis.
Charles H. Spurgeon in Faith’s Checkbook (“O Talão de Cheques da Fé”). Christianity Today, Vol. 32, no. 5.

Adora Heavens Festival

Adora Heavens Festival
Depois de 7 anos de existência, o Adora inicia um novo projeto juntamente com a Heavens Guitars, que vai unir pessoas em um mesmo propósito no mês de Junho em Curitiba. O primeiro Adora Heavens Festival vêm com a direção de unir muita música + fóruns + artes, existindo para desafiar essa geração a ser uma influência de amor ao próximo em ações reais, e práticas que vão muito mais que somente palavras.
No dia 18/06/2011, a primeira edição desse super Festival de Música, estará totalmente envolvido em uma Logística diferenciada, e também na total infra-estrutura para comportar a Banda Norte Americana Third Day, aliada a esse projeto, e também atrações como Min. Castelo Forte, Thalles e ainda outros.
A idéia é atrair através do Adora Heavens pessoas de todo o Brasil, dentre elas as que já estão plugadas no Adora, e muitos jovens, para um momento de unirmos idéias e conquistarmos cidades através do amor. Além de tudo isso, em todo o dia, Fóruns estarão acontecendo com profissionais renomados na área Social, e líderes Cristãos, que estarão difundindo pensamentos, através da Palavra de Deus, em um espaço privilegiado, que é o Expotrade.
Todas as informações estarão nesses dias sendo divulgadas nos principais veículos de comunicação… É só você esperar!!!

Reflexões em vídeo de Ed René Kivitz serão transformadas em livro pela editora Mundo Cristão

Reflexões em vídeo de Ed René Kivitz serão transformadas em livro pela editora Mundo Cristão
A editora Mundo Cristão juntamente com o pastor e escritor Ed René Kivitz, da Igreja Batista da Água Branca, estão desenvolvendo um projeto editorial inédito. O pastor grava uma série de vídeos que são divulgados na internet buscando uma interação diária entre o autor e o público e que posteriormente se tornará um livro.
Talmidim, como é chamado esse projeto, é o nome dado (em hebraico) aos garotos com idade entre 14 e 15 anos que integravam a elite intelectual de Israel nos tempos de Jesus. A tradução da palavra talmidim é discípulos.
O tema foi escolhido pelo autor na intenção de nos fazer seguir a trilha de Jesus, os vídeos são postados no blog de Kivitz o que permite ao internauta comentar, perguntar e participar desta criação que em breve se tornará um livro.

Programação do centenário envolverá todas as Assembleias de Deus do país

Programação do centenário envolverá todas as Assembleias de Deus do país
No mês de junho haverá milhares de comemorações espalhadas pelo país para festejar os 100 anos das Assembleias de Deus no Brasil. A programação especial aprovada estabelece que durante o mês de aniversário aconteçam grandes eventos simultaneamente em todas as partes do país.
Os eventos serão uma boa oportunidade para promover a denominação e a sua história.
A abertura das festividades acontece no dia 5 de junho na Escola Dominical Especial onde todas as ADs do país estarão contando a história da igreja no Brasil. O assunto será tratado em todas as classes independente da faixa etária.
No mesmo dia acontecerá no culto da noite o “Culto da Centésima Ovelha” uma parte da programação voltada para pessoas que se desviaram da igreja. Para auxiliar as igrejas a convidar os desviados para esse culto especial, a CPAD estará disponibilizando gratuitamente em suas filiais pelo país e em seu site modelos de carta aos desviados convidando-os ao culto e a retornar para Cristo.
Em 12 de junho acontecerá o Batismo de 100 mil pessoas. Casa igreja Sede deverá informar à Convenção regional a quantidade de batizados.

Estevam Hernandes lança livro “A Unção apostólica de Pedro”

Estevam Hernandes lança livro “A Unção apostólica de Pedro”
O apóstolo Estevam Hernandes lançou o livro “A Unção Apostólica de Pedro” no sábado, 2, durante a Ceia de Oficiais da Igreja Renascer que aconteceu na zona norte de São Paulo. Esse livro é o oitavo volume da coleção Fundamentos Apostólicos e lança uma nova luz sobre a vida do Apóstolo Pedro.
Estevam  juntou algumas de suas pregações durante o ano de 2010 (Ano Apostólico de Pedro) que falaram do olhar de amor de Jesus Cristo sobre homens falíveis e imperfeitos e a inacreditável decisão de Deus de usar esses homens. A obra trata também sobre o poder que Deus dá àquele que crê e o faz andar sobre as águas, sobre as tempestades e vencer as piores e mais terríveis dificuldades sem ser destruído.
Indicado para todos os que se encontram em um momento desafiador, o livro traz esperança e a convicção de que só o amor de Deus pode transformar homens em pedras sobre as quais edifica sua igreja.
O livro poderá ser adquirido em todas as igrejas regionais da Renascer, no Bazar Renascer (Av. Lins de Vasconcelos, 1124) e no Centro de Estudos Renascer (Av. Lins de Vasconcelos, 1310).

Terry Jones afirma que queria “causar comoção” ao queimar o Alcorão

Terry Jones afirma que queria “causar comoção” ao queimar o Alcorão
O pastor americano Terry Jones não imaginava que sua atitude durante um culto de “julgamento” traria uma revolta tão grande entre os afegãos e apesar de ficar comovido com a morte de 21 pessoas, durante as rebeliões dos mulçumanos nesse final de semana, ele não se sente culpado.
Para ele o julgamento do Alcorão e o ato de queimar um exemplar não deveriam causar tanta revolta assim. “Será que nossa ação os provocou?” perguntou o pastor. “Claro que sim. É uma provocação que pode ser justificada? É uma provocação que deve levar à morte? Quando advogados me provocam, quando bancos me provocam, quando repórteres me provocam eu não posso matá-los. Isso não funciona assim,” disse.
Sua igreja agora está vazia e seus seguidores andam armados (eles têm licenças, segundo ele), mas mesmo assim, Jones diz que faria tudo novamente porque só queria causar comoção. “Eu queria causar comoção. Se não balançamos o barco, todo mundo permanece complacente”, disse Jones em uma entrevista em seu escritório na Dove World Outreach Center. “Emocionalmente, não é fácil. As pessoas tentaram nos responsabilizar por aqueles que morreram. Isso é injusto e prejudicial

Ou você acredita em Renê Terra Nova ou em Jesus Cristo, diz pastor batista

Ou você acredita em Renê Terra Nova ou em Jesus Cristo, diz pastor batista
O pastor Wilson Porte Junior da Igreja Batista Liberdade escreveu em seu blog sua indignação com as doutrinas pregadas pelo patriarca Renê Terra Nova, dizendo que o líder da Igreja Batista da Restauração é ousado e que está pregando contra Jesus Cristo.
O que gerou revolta no pastor da cidade de Araraquara foi uma pregação recente de Terra Nova dizendo que os versículo 1,2 e 3 do capítulo 61 do livro de Isaias não diz respeito a Cristo, mas sim aos seus próprios decretos.
Durante a ministração o “patriarca” liberou 12 decretos sobre o povo de Deus dizendo que “em cada mês do ano, Deus irá destilar um milagre em sua vida”. Terra Nova diz que o “ano aceitável do Senhor” será 2011.
“Para quem não se lembra, esse termo “ano aceitável do Senhor” está presente em Lc 4.14-19 e Is 61.1-3. Jesus Cristo disse que essas palavras têm relação com Ele,” lembra o pastor Wilson que não acredita que alguém nomeado como “pastor” possa discordar das palavras de Jesus.

Igreja Evangélica Alemã deverá perder um terço de membros em 30 anos

Igreja Evangélica Alemã deverá perder um terço de membros em 30 anos
Até 2040, a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD, a sigla em alemão) deverá perder um terço dos seus atuais 24,2 milhões de membros. A previsão, com base em dados estatísticos, é do secretário de finanças da igreja, Thomas Begrich, em entrevista ao Serviço de Imprensa Evangélica (EPD).
A Alemanha tem uma das menores taxas de natalidade do mundo, lembrou Begrich, assim que o déficit de nascimentos tem reflexos nas estatísticas da igreja.
A saída voluntária de membros da igreja caiu pela metade nos últimos anos, em comparação à década de 90 do século passado. Ainda assim, a EKD registra uma diminuição de 150 mil pessoas por ano. “Aqui conseguimos fazer alguma coisa”, afirmou, reportando-se às quedas de evassão.
Mesmo com esses indicativos de secularização na sociedade alemã, 11,3% dos alemães entrevistados pela “Apotheken Umschau”, revista editada pela associação de farmácias, observam algum preceito ligado à Quaresma, período que compreende o fim do Carnaval e a Páscoa, este ano de 9 de março a 24 de abril.
“Algumas pessoas reduzem o consumo de televisão ou internet, outros comem menos doces”, exemplificou o pastor evangélico Armin Beuscher para a Deutsche Welle. “O importante é não ver a Quaresma apenas como um dogma, mas sim como uma chance de poder mudar algo significante em nossas vidas”, agregou. A prática de jejum na Quaresma é mais comum entre as mulheres na Alemanha.

Aliança Evangélica Mundial pede a cristãos que orem pela Costa do Marfim

Aliança Evangélica Mundial pede a cristãos que orem pela Costa do Marfim
Como as Nações Unidas e as forças francesas movem-se em direção a Costa do Marfim, a Aliança Evangélica Mundial convida os cristãos a orar para o país durante esse momento difícil.
A organização, que representa 600 milhões de evangélicos em todo o mundo, disse que estava “profundamente preocupada” com a violência, pela perda de vidas e da crise humanitária.
Em um comunicado, a Aliança apelou para o fim das hostilidades e a proteção de todos os civis apanhados no conflito.
Laurent Gbagbo foi vencido nas eleições de novembro, pelo seu rival Alassane Ouattara. A comunidade internacional reconhece Ouattara como o presidente da Costa do Marfim.
Os combates entre forças leais a Laurent Gbagbo e os de Ouattara provocaram uma crise humanitária, com até 250 mil refugiados que fogem do país.
Ouattara negou o envolvimento das suas forças no massacre de centenas de civis na cidade ocidental de Duékoué. O assassinato em massa fez com que milhares de pessoas a procurassem refúgio na igreja.

Cuba enfrenta escassez de Bíblias, aponta ministério

Cuba enfrenta escassez de Bíblias, aponta ministério
Cuba continua a enfrentar os efeitos de uma economia pobre. Demissões em todo o país deixaram muitos cubanos sem uma maneira de ganhar a vida. Essa incerteza está causando a busca de respostas, as quais muitos estão encontrando em Cristo.
O problema agora é a escassez de Bíblias, segundo John Dyck, do Ministério WorldServe. “Elas estão em oferta muito limitada, e há muitos cristãos cubanos que não possuem uma Bíblia do jeito que fazemos na América do Norte”.
Dyck disse que os cristãos compartilham as Bíblias entre amigos, familiares ou membros da igreja.
WorldServe quer mudar isso e distribuir Bíblias legalmente. “Fazemos isso através do trabalho, através da Comissão Bíblia em Cuba, que é um ramo jurídico Nós estamos esperando este ano e no próximo conseguir um número significativo “.
Dyck disse ainda que o aumento de cristãos também faz crescer a necessidade de novas Bíblias, e a cidade de Guantanamo é apenas um exemplo. “Deus está alcançando muitas pessoas através de, por vezes, pequenas as igrejas. Estamos falando de milhares de pessoas que estão se comprometendo com o Senhor neste momento. Então, nós queremos estar envolvidos nesta janela de oportunidade que Deus tem aberto mais uma vez em Cuba”.

Grupo Cristão anuncia o fim do mundo para maio de 2011

21 de Maio de 2011 Será o Dia do FIM DO MUNDO, Segundo Profecia de Grupo Cristão. Veja o Vídeo! – Profeta Tenta Emplacar um Apocalipse pela 2ª vez. Leia: Mateus -cap. 24vs.36,42 e 44 – Amém…
Um novo alerta apocalíptico chegou ao País com um aviso: O fim pode estar mais próximo do que se imagina.
Um grupo cristão dos Estados Unidos e com representantes em Belo Horizonte está rodando o Brasil para divulgar a tese de que o juízo final está marcado para 21 de maio de 2011 – e não para 2012, segundo a popular profecia feita pelos Maias.
Com propagandas até nas traseiras de ônibus, os evangélicos da Family Radio fazem malabarismo com números e datas da Bíblia para garantir que há provas de que o mundo vai acabar nos próximos meses. No Rio de Janeiro, um grupo vestido de branco circulou pelas ruas do centro com placas que alertavam para o fim do mundo.
Há semanas, ônibus regulares circulam com os enigmáticos dizeres “21/05/2011: Deus vai trazer o dia do julgamento”.

R.R. Soares obtém do Senado passaporte especial

RR. Soares obtém documento destinado a autoridades e servidores em serviço por solicitação de seu sobrinho, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
O Senado pediu ao Ministério das Relações Exteriores um passaporte especial para o chefe da Igreja Internacional da Graça de Deus, pastor Romildo Ribeiro Soares, mesmo sem o evangélico exercer qualquer tipo de atividade parlamentar. O documento foi solicitado no dia 21 de dezembro, com prazo de validade de um ano, segundo o Itamaraty.
Conhecido como R. R. Soares, o pastor é cunhado do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. Ambos são tios do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A ficha de concessão do passaporte, como apurou o Estado, mostra que foi Crivella quem solicitou o documento à Coordenação de Atividades Externas do Senado (Coatex).
Procurado, o senador não quis dar explicações sobre o pedido. “Prefiro não comentar nenhum assunto deste tipo, prefiro que o Itamaraty comente”, disse. “Escreva aí que o senador prefere não comentar”, sugeriu. O bispo R. R. Soares também foi procurado, mas não respondeu à ligação.
Os portadores de passaporte diplomáticos e especial recebem tratamento diferenciado nos aeroportos e alfândegas, como a dispensa da revista. Esses documentos são cedidos gratuitamente a pessoas que viajam em missão especial de alguma esfera de governo – cidadãos comuns têm de pagar R$ 156,07 para a obtenção de passaporte.

Desastre Nuclear Traz Tribulação à Igreja Japonesa

À medida que água radioativa vaza de uma usina danificada pelo sismo ao largo da costa do Japão, uma congregação local tenta tomar medidas contra desastre.
Duas semanas atrás, o Rev. Akira Sato evacuou o seu rebanho da Primeira Igreja Batista de Fukushima, três milhas de distância da usina nuclear de Fukushima Daiichi. Para a comunidade tight-knit, que abandonou o edifício da Igreja foi um golpe porque os missionários americanos tinham começado a Igreja muito antes de a usina nuclear ser construída nos anos 1960.
“Será que vamos ser capazes de ter um culto em nossa Igreja novamente, ou será que a cidade simplesmente vai ser abandonada?” Sato perguntou em seu diário em 13 de março. Uma vez que a jornada começou, Sato manteve um diário narrando o sofrimento do dia-a-dia de sua Igreja, que ele comparou com o relato bíblico escrito no Livro do êxodo.
“Assim como os israelitas no deserto, tudo o que podemos fazer é seguir a Deus enquanto Ele nos conduz com pilares de fogo e nuvens,” escreveu Sato filosoficamente da viagem de seu rebanho.