Mairi Gospel

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ministério Clamor pelas Nações promove o Congresso Clamor 2011

       
         O Ministério Clamor pelas Nações realizou em 2010 a Conferência de Adoração e Missões cujo tema foi Adoração e Missões como Estilo de Vida. Um tempo de adoração que ultrapassou a barreira das quatro paredes da igreja sendo realizado um prático do que fora proposta na conferência através de uma viagem missionária até o Haiti, levando a mensagem de esperança, fé e também ajuda e socorro para as vítimas do terremoto que assolou o país.
Agora em 2011 o Clamor pelas Nações pretende realizar uma nova Conferência. Recentemente o ministério divulgou em seu site oficial que em breve serão abertas as inscrições para o Congresso do Clamor 2011. Vamos aguardar. Em breve vamos ter novidades a respeito deste evento!

Cristão pega 5 anos de prisão por tentar converter vizinho muçulmano

        

A Justiça da Argélia condenou o cristão Siagh Krimo a 5 anos de prisão por tentar converter um vizinho muçulmano, que se sentiu insultado e deu queixa na polícia.

Ex-colônia francesa, a Argélia fica na África do Norte e tem cerca de 33 milhões de habitantes. No país, há liberdade religiosa, mas a sua Constituição define o islã como uma das características da identidade do povo.
Krimo é casado e tem filhos. Ele tem dez dias para recorrer da condenação.
O que complicou a situação, segundo as agências de notícias, foi a acusação do muçulmano de que o proselitismo religioso incluiu ofensa ao profeta Maomé. O cristão nega.
No código penal argelino há um artigo que considerada como criminoso quem “insultar o profeta” ou “denegrir o credo e preceitos do Islã”.
Aidan Clay, do ICC (International International Christian Concern), disse que condenação de Krimo é mais uma consequência do endurecimento da perseguição aos cristãos.
“Cristãos argelinos foram atacados nas últimas semanas, e as leis têm sido cada vez mais aplicadas para discriminá-los”, disse.

Ministros Evangélicos do Estado do Amazonas se unem contra a PL 122

          
Os pastores ligados a Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Amazonas (OMEAM), estiveram reunidos hoje, quarta-feira, 25 de maio no Templo do MIR, em Manaus, e apresentaram manifesto  contra a PL 122, que diz-se tratar de um Projeto de Lei homofóbica.
No entanto, os ministros evangélicos alegam que na verdade, não há intenção dos cristãos evangélicos obrigarem a pessoa decidir pelo caminho que quer andar, e o que tem acontecido é que a PL 122 tem criado a heterofobia, quando hoje, parece que quem decide por ser heterossexual é discriminado, e nem mesmo pode manifestar que não concorda com a prática do homossexualismo.
“A opção é de cada um, mas no entanto não podemos ser taxados de perseguidores dos que decidem por esse caminho. A única coisa que não queremos é ser obrigados a aceitar algo que  a Palavra de Deus é clara ao desabonar tal conduta”, defendeu o Apóstolo Renê Terra Nova, presidente do MIR.  Os pastores assinaram um manifesto contrário a PL 122 e prometem concentrar-se em grande número em Brasília, no início do  mês de Junho.

Adiamento do Salão Internacional / Expo Music Gospel

          

O Salão Internacional Gospel (antes conhecido como Expo Music Gospel) foi adiado nesta sexta-feira, com o objetivo de remarcar uma nova data. Diante de tal informação, o Guia-me se abstém de qualquer responsabilidade logística ou no que se refere à organização do evento.
Confira a nota oficial expedida pela organização do evento:
COMUNICADO AO MERCADO
SÓ MAIS UM POUQUINHO PARA O SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL
Devido à grande exposição que tivemos na mídia, estando mais de 60 dias em horário nobre, no SBT, sendo vice-líderes de audiência ininterruptamente durante o quadro “Tem um Cantor Gospel lá em casa”, que produzimos em parceria exclusiva com a emissora e, também, a participação do jornalista Cid Moreira, da Rede Globo e dos âncoras Gospel Cassiane, Voz da Verdade, André Paganelli, Adhemar de Campos, Tribo de Louvor, DJ Alpiste, entre outros, aconteceu simplesmente um “boom” em termos de Credenciamento de Visitantes e reserva antecipada de ingressos.
Este fato novo inviabilizou qualquer tentativa de adaptação de nossa planta no local, por questões que envolvem planejamento, logística e tempo hábil para as adaptações.
Pensando primeiramente na questão humana, em detrimento do fator comercial, resolvemos ADIAR a realização da primeira edição do Salão Internacional Gospel, que iria acontecer entre os dias 31 de Maio e 04 de Junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
A medida visa garantir a segurança, o bem-estar do público visitante e dos expositores. Esta decisão foi embasada, principalmente, pelo respeito com os nossos expositores, colaboradores, parceiros e todos os visitantes, não aceitando comprometer a qualidade e a seriedade do nosso trabalho conquistada em mais de 10 anos de mercado Gospel, que sempre foi a marca dos projetos de nossa Empresa, acompanhado por todo o segmento e registrado por toda a imprensa, lembrando que em toda nossa campanha falamos que queríamos o melhor evento para o nosso Deus e para os nossos expositores, ou nada!
Nos próximos dias, vamos comunicar à todos a nova data e local já com as novas adaptações. Os ingressos reservados antecipadamente, continuam tendo validade, não necessitando de nova transação.
Continuamos acreditando e investindo no mercado do nosso Deus. Afinal, fomos separados para isso, para fazer a diferença! Agradecemos à todos os nossos parceiros que já fazem parte da família MR1, toda a imprensa Gospel e todos os expositores pela confiança. Estamos fortemente impactados com a adesão de todos ao SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL, que antes mesmo de acontecer já está escrevendo uma história recheada de sucesso e marcada pelo crescimento contínuo e sustentado pelas potentes mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo, já se tornando referencial de evento profissional e atingindo um grau de exposição na mídia e no mercado nunca antes conseguido por nenhuma Feira Gospel. Isto só vem confirmar a premissa que quando há disposição e verdadeiro compromisso com o Reino de Deus, é possível se fazer um evento calcado nos pilares que norteiam o verdadeiro ensinamento cristão: honestidade, ética e amor.

Mulher é curada de câncer na Sessão do Descarrego da Igreja Universal

A enfermidade é a causa da maioria das mortes no Brasil entre mulheres com idade acima de 35 anos
           

De acordo com uma notícia postada no site Arca Universal, uma mulher foi curada de câncer durante as campanhas da Sessão de Descarrego.
Eliana conta que desde criança teve um vida sofrida e mesmo depois de casada o sofrimento continuava. Por várias vezes tentou matar seu esposo e outras vezes tentou cometer suicídio. “Quando eu pensei que já tinha sofrido tudo na vida, eu tive câncer na mama,” relatou a fiel da Igreja Universal do Reino de Deus.
Foi com esses problemas que ela chegou à IURD e começou a participar das campanhas da igreja. “Hoje eu estou curada, tenho uma vida feliz com meu esposo e tenho uma vida feliz,” testemunha Eliana.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer,  a doença que mais causa mortes no País, entre as mulheres com idade acima de 35 anos, é o câncer de mama. Dados ainda afirmam que a cada hora são realizados 6 novos diagnósticos positivos da enfermidade.

Assista ao testemunho:

“Maconha é o Jardim de Infância do Crack”, afirma Deputado Ismael dos Santos

Quando perguntado se o consumo da maconha empurra o usuário para outras drogas, ele confirmou dizendo “temos visto que a cada 10 internos, sete se envolvem no mundo de drogas pesadas.
            

Nos últimos dias várias pessoas, em diversas cidades do Brasil, participaram da Marcha da Maconha para promover a legalização da droga no país. Em Florianópolis, capital catarinense um deputado federal cristão tentou proibir que o evento acontecesse.
Ismael dos Santos (DEM), que também é fundador do Centro Terapêutico Vida, em Blumenau e Balneário Comburiu, explicou ao Christian Post quais os motivos de não se legalizar a maconha no Brasil.
Em primeiro lugar, de acordo com o deputado, a maconha provoca efeitos psíquicos agudos evidentes, com predominância de delírios e alucinações, e já foi proibida em diversos estados.
Muitos dos participantes levantam a bandeira de que estão protestam manifestando sua liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal. Apesar de o deputado fazer parte de um partido político que é contra a interferência do Estado na vida do cidadão ele acha que “não se pode confundir o uso do espaço público para fazer apologia ao consumo de drogas, com direito a liberdade de expressão.”
De acordo com as palavras do deputado “quando evocam a liberdade de expressão, eles encobrem a real finalidade da marcha, que é disseminar e fazer apologia da droga.”
O deputado que é ligado à Assembléia de Deus acredita que a proposta de descriminalização da maconha representa uma “tragédia.” Ele cita o caso de Amsterdã, na Holanda, em que segundo ele, o centro da cidade, onde era permitido consumir drogas acabou virando uma favela.
Ele também acredita que o argumento de que a liberação da maconha vai acabar com o tráfico não é válido, “Os traficantes vão inventar outra droga. Está ai a nova droga, oxi, mais devastadora que o crack.”
Ismael dos Santos apresentou para o estado de Santa Catarina um requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Combate às Drogas. Segundo ele, “apenas com o conhecimento do problema será possível uma ação estatal eficiente, que produza resultados capazes de evitar que mais famílias sejam destruídas.”
“Chegou a hora de o estado tratar do problema de forma séria, investindo com eficiência. A luta contra as drogas precisa ser prioridade na agenda estatal,” declarou o parlamentar.

Igrejas em Jerusalém farão encontro de oração pela paz na Terra Santa

Esse é o sexto ano que acontece o evento organizado pelos cristãos que moram da Terra Santa
             

As Igrejas cristãs em Jerusalém se reunirão no próximo dia 11 de junho para orar pela unidade e a paz dos cristãos que moram da Terra Santa. Esse será o sexto ano do encontro de oração que acontece anualmente desde 2005.
A oração comunitária será presidida pelo Patriarca Fouad Twal, na igreja do Patriarcado Latino de Jerusalém, em coincidência com a Vigília de Pentecostes que é celebrada pelos cristãos na mesma data.
O encontro de oração surgiu em 2005 em Jerusalém por iniciativa de monges e leigos durante uma Vigília de oração noturna no Santo Sepulcro.
Neste ano acontecerá também uma festa solene na véspera, um culto a ser celebrado em latim, árabe e hebraico.

Canal cristão comemora 15 anos no mundo árabe

SAT-7 Kids foi o primeiro canal a oferecer 24 horas de conteúdo cristão para crianças
             

A rede de canais SAT-7 está comemorando 15 anos de difusão de programas cristãos no Oriente Médio e Norte da África.
O ministério começou com apenas um canal, mas ao longo dos anos adquiriu outros canais segmentando o público, mas sempre levando conteúdo cristão para os árabes. Hoje eles contam com o canal SAT-7 árabe, SAT-7 Pars, SAT-7 Kids e SAT-7 Turk.
O canal infantil, SAT-7 Kids, continua a ser o primeiro canal com 24 horas de programação cristã exclusivamente para crianças árabes.
Apesar do medo de represálias do governo, a mídia ultrapassou amplamente os limites da comunidade árabe cristã.
A diretora-executiva do SAT-7, Rita El Mounayer, estava lá quando o canal fez sua primeira transmissão em 31 de maio de 1996. “Temos visto o quanto os nossos programas estão impactando as pessoas, especialmente aqueles que estão enfrentando crises,” disse.

“O desejo deles é a CPAD”, afirma José Wellington sobre Silas Malafaia e Samuel Câmara

 Desde 1987 à frente da CGADB, eleito por sete vezes, ele diz que não dá nenhum passo fora da direção de Deus

            

O pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) disse em entrevista ao portal Creio que as acusações que fazem contra ele é porque seus adversário querem a direção da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
Esses adversários, no caso, são os pastores Samuel Câmara e Silas Malafaia, que estão contestando, entre outras coisas, a festa paralela que a CGADB está organizando na cidade de Belém (PA) para comemorar o Centenário da denominação no Brasil.
Desde 1987 à frente da CGADB, eleito por sete vezes, ele diz que não dá nenhum passo fora da direção de Deus. “Se Deus disser basta,  eu entrego a direção, não vejo problema”, dispara o líder que tem em seu ministério 2,3 mil congregações e se vê envolvido na construção de um grande templo para 10 mil pessoas.
José Wellington conta que quando assumiu a CPAD tinha R$ 1,5 milhão em duplicatas. “Assumi a empresa, profissionalizei a gestão com irmão Ronaldo. Hoje, mesmo sem fins lucrativos, a empresa caminha com excelência.”
Quanto a identidade dos ministérios da AD Belém, José Wellington continua sua tese: “Nós temos influência dos suecos, temos  doutrina firme. Nosso objetivo é salvação e edificação. O deles é baseado nos americanos com atos midiáticos e comércio. Eles se amoldam a determinados costumes que não nos adaptamos.” Sobre o futuro da Assembleia de Deus ele finaliza: “A AD é uma árvore que dá muitos frutos. Unidos nós estamos.”

CDs da MK Music entre os mais vendidos da Casa & Vídeo

A MK Music acaba de receber uma ótima notícia: dos 10 CDs mais vendidos na rede Casa & Vídeo da...
            
 
A MK Music acaba de receber uma ótima notícia: dos 10 CDs mais vendidos na rede Casa & Vídeo da última semana (22 à 28/05), cinco são da gravadora, inclusive o 1º lugar, que ficou com a coletânea Som Gospel de Bruna Karla. A informação é do assistente de compras da rede, Carlos Antônio Neves, que confirma a continuidade da parceria e o investimento na música gospel.
Confira os cinco CDs MK que estão no Top 10 da Casa & Vídeo:

1º) Bruna Karla – Som Gospel

3º) Aline Barros – Som Gospel
5º) Kleber Lucas – Som Gospel
9º) Cassiane – Som Gospel
10º) Eyshila – Som Gospel

Site da ABGLT convoca para ato de queima da Bíblia; entidade diz que foi “hackeada”

Em seguida, a mensagem defendia que "um livro homofóbico como este não deve existir em um mundo onde a diversidade é respeitada."
            

No que a entidade classifica como um “ataque hacker”, um aviso postado na tarde desta terça-feira (31) no site da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) convocava simpatizantes a um evento em Brasília, supostamente programado para amanhã (1), em que seriam queimados exemplares da Bíblia.
Na primeira versão publicada na seção de “eventos nacionais” da página virtual, o texto dizia que “em frente a Catedral, nós ativistas LGBTT iremos queimar um exemplar da ‘Bíblia Sagrada’”. Em seguida, a mensagem defendia que “um livro homofóbico como este não deve existir em um mundo onde a diversidade é respeitada.”
Por fim, o autor da postagem, que se indentificava como “João Henrique Boing, ativista GLSBTT”, conclamava o público para seu suposto ato: “Amanhã iremos queimar a homofobia. Compareça”.
Após o anúncio gerar comentários raivosos no Twitter, uma nova versão do aviso foi postado. O texto dizia: “Queimando a Homofobia: aglomeração as 14h na porta da catedral. Tragam livros religiosos, em prol da diversidade”.
Às 20h40, esse trecho continuava publicado no site da instituição, uma das mais atuantes no processo que culminou com a aprovação da união estável entre homossexuais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 5 de maio.
Segundo Toni Reis, presidente da associação, tudo não passou de um ataque de hackers. “Não somos nós que estamos publicando esse tipo de coisa. Temos respeito total pelas religiões. A Bíblia é para ser respeitada”, disse ele, que afirmou ter teólogos no corpo diretivo da entidade.
A liderança gay, que se uniu ao seu companheiro logo após a decisão no Supremo, explicou que já entrou em contato com as autoridades policiais de Curitiba, cidade sede da ABGLT, para registrar a modificação ilegal de sua página virtual. “Estamos até cogitando tirar o site do ar”, assumiu.
Toni pediu “mil desculpas” aos que se sentiram ofendidos com a postagem. “Estamos tentando verificar quem é o autor desse tipo de ataque. É alguém muito mal intencionado. As pessoas que são homofóbicas não param de nos atacar.”
Segundo ele, esta não foi a primeira vez que hackers teriam entrado na página da entidade. Há dois meses, explica ele, foi publicada a seguinte mensagem na página

“Leio a Bíblia de manhã e à noite. E dou aulas de cristianismo, às vezes”, diz estrela do rock

Apesar de fazer shows cantando músicas até sobre necrofilia, o rock star de 63 anos ora duas vezes ao dia
            

Em uma entrevista recente ao Jornal da Tarde, Alice Cooper, músico de 63 anos falou sobre drogas, música e hobbys. Mas o cantor também revelou que ora duas vezes ao dia e que eventualmente dá aulas de cristianismo.
Tudo isso seria normal se o rock star não cantasse canções que contrariam os ensinamentos bíblicos, em algumas delas ele fala até de necrofilia (excitação sexual decorrente da visão ou do contato com um cadáver), mas para ele “não tem nada na Bíblia que proíba alguém de ser um rock star.”
Sempre que o cantor sobe ao palco ele se transforma em um personagem, suas performances no palco inspiraram grandes artistas como a banda Kiss e Marilyn Mayson.
Apesar de sua aparência e letras liberais ele afirma ao jornal que não contrata músicos que usam drogas. “Eu não vou contratar alguém que usa drogas. Porque quando formos entrar em turnê, ele vai ser um problema. Não estou falando de beber uma cerveja. Isso não é problema para ninguém. Mas se você está numa banda grande, estar bêbado sempre não funciona no show. Não dá.”
O músico que não bebe há 30 anos conta que tomou a decisão de abandonar o vício quando viu seus amigos morrendo, Jim Morrison e Jimmy Hendrix. Nessa hora o repórter pergunta como ele é fora dos palcos e a resposta é surpreendente.
“Sou um cristão normal. Quando eu for para São Paulo, você vai ver. Vou fazer compras, jogar uma partida de golfe. O que acontece é que, quando eu viro Alice Cooper, preciso me tornar um vilão. Sou como o Darth Vadder, do Guerra nas Estrelas, ou como o Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes. Eles são vilões. Eu adoro fazer essa transformação.”
Interessado nessa história o repórter pergunta se dá para ser um rock star e ter uma religião. “Dá, sim. Sou protestante. Não existe nada na Bíblia que diga que você não pode ser um cantor de rock’n’roll. Entendo que Deus me deu um talento e espera que eu o use. O meu show não tem nada de anticristo. Muito pelo contrário, acho até bem cristão.”
Alice Cooper revela que na igreja tem pessoas que não gostam de suas atitudes, mas a maioria o enxerga como mais um cristão. “Existem advogados cristãos, médicos cristãos. Sou um cantor de rock cristão. Sempre oro antes dos shows. Oro todos os dias. Leio a Bíblia de manhã e à noite. E dou aulas de cristianismo, às vezes. Meu pai era pastor, meu avô também. Isso é algo de família.”

Marcelo Aguiar convoca brasileiros para Marcha da Família contra o PL 122 em Brasília

O Ato Público começa com uma reunião de lideres no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, às 9h e às 14 horas
          

O deputado federal Marcelo Aguiar (PSC-SP), membro da diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa Permanente da Família, está convocando todos os brasileiros a participar da Marcha da Família que acontece nesta quarta-feira, 1º de junho, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília.
A manifestação reunirá comitivas e delegações contra o PL 122 que criminaliza a homofobia e cria regras para a união estável de casais do mesmo sexo. O encontro também marcará manifestações contra o “kit anti-homofobia” e outros projetos que tramitam no Congresso.
“Temos uma preocupação constante com a defesa da família brasileira e, infelizmente, existem projetos em tramitação na Câmara dos Deputados que atacam os pilares da família. Iremos lutar contra qualquer tentativa de enfraquecimento das famílias e é esse o caso do PL 122”, explicou Marcelo Aguiar.
O Ato Público começa com uma reunião de lideres no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, às 9h e às 14 horas as comitivas estarão reunidas em frente ao Congresso para a Marcha da Família. Segundo o pastor Silas Malafaia, a manifestação servirá para esclarecer as famílias brasileiras da ameaça que representa o PL 122. “Não vamos aceitar mudança de comportamento imposta pela minoria. Não aceitaremos o cerceamento da liberdade de expressão, jamais iremos discriminar, mas nunca deixaremos de orientar que homossexualismo não é prática cristã”, explicou o pastor.

Fiéis da Igreja Internacional da Graça agora podem colocar o dízimo no débito automático

De acordo com o missionário RR Soares quem optar por essa forma de contribuição ainda ganha um brinde
            

Os membros da Igreja Internacional da Graça de Deus agora podem colocar o dízimo para ser debitado de sua conta corrente. A “novidade” foi contada pelo líder da denominação, Missionário R.R. Soares, no o último sábado.
O missionário contou que firmou convênio com três bancos para que os donativos sejam feitos mensalmente, em débitos automáticos “como as contas da Light”, exemplificou.
O fundador da Internacional da Graça ainda prometeu que o fiel que optar por contribuir dessa forma vai receber um brinde.
Muitas igrejas evangélicas recebem o dízimo com cartão de crédito e débitos, mas a igreja de R.R. Soares é a primeira a oferecer a função de descontar o dízimo da conta programando junto ao banco.
Essa forma de “pagar” o dízimo pode até parecer uma novidade exclusivamente de pastores neopentecostais que pregam a teologia da prosperidade, mas algumas igrejas católicas já oferecem essa opção para seus membros desde 2009.

Um brasileiro honesto

Estava ali, na poltrona 13 do ônibus que faz a rota Friburgo-Rio. Um celular esquecido pelo passageiro. Entre a poltrona e o vidro, havia algo mais. O motorista Joilson Chagas, de 31 anos, abriu o “pacote rústico” e tomou um susto. Nunca tinha visto tanto dinheiro junto: R$ 74.800. Não passou aos superiores. “É tentador. Nessa hora, nem nos colegas a gente confia.” Por sorte ou destino, Joilson conseguiu devolver tudo ao dono. “O dinheiro não era meu. É bom ficar com o que é nosso.” Joilson levou o dinheiro de volta a Friburgo. Ao chegar ao ponto final, na Ponte da Saudade, avistou um senhor humilde chorando na porta da padaria. “Perdi um celular”, dizia ele, “deve ter sido no centro do Rio.” Joilson perguntou: “O celular é este?” O senhor, agricultor de 80 anos, emocionou-se: “É esse mesmo. Não tinha mais nada no ônibus?” Joilson disse que ele precisava explicar direitinho o que perdera. E ele falou: “Eram R$ 74.800 para pagar o transplante de minha filha, que não é coberto pelo SUS.” Joilson entregou o pacote e não aceitou recompensa. “O dinheiro estava contado para a cirurgia e para a passagem. Eu não podia aceitar nada”, ele me disse. “Também sou pai de família.”

A história de Joilson aconteceu no dia 19 de abril e correu mundo. No Facebook, ele recebeu mensagens da Holanda, da Espanha, dos Estados Unidos, do Japão. Foi a programas de televisão. Ganhou plaqueta da empresa elogiando seu ato. Foi homenageado na semana passada no Palácio Guanabara, do governo do Estado. Recebeu cartas de alunos da 2ª a 5ª série de uma escola do Rio, dizendo: “Motorista, foi lindo o que você fez, você foi meu herói.” Num dos envelopes, havia R$ 2 e um bilhete: “Desculpe não dar mais, era o que eu tinha no bolso.” Joilson treme a voz. Quer encontrar e beijar essas crianças. “O que eu fiz era para ser uma coisa normal. O ser humano é repleto de valores, mas não põe em prática.”

Piora a crise gerada pela fome no mundo

O preço dos alimentos pode dobrar nos próximos 20 anos e a demanda em 2050 será 70 por cento maior que a atual, disse a organização de caridade britânica Oxfam nesta terça-feira, alertando sobre a piora da fome à medida que a economia global de alimentos se aproxima do colapso. “O sistema de alimentos está quase falido no mundo”, disse a executiva-chefe da Oxfam, Barbara Stocking, aos repórteres, anunciando o lançamento de campanha Cresça no momento em que 925 milhões de pessoas passam fome todos os dias. “Todos os sinais são de que o número de pessoas passando fome está crescendo”, afirmou Stocking. A fome tem aumentado por conta da crescente inflação no preço dos alimentos e nos picos de preços do petróleo, disputas por terra e água e uma ameaçadora mudança climática. Prevê-se que o preço dos alimentos aumente em torno de 70 a 90 por cento até 2030 antes de se levar em conta os efeitos da mudança climática, que deve quase dobrar os preços novamente, declarou a Oxfam.

“Agora entramos em uma era de crise crescente, de choque em cima de choque: aumentos vertiginosos nos preços dos alimentos e picos de preços do petróleo, eventos climáticos devastadores, derretimentos financeiros e contágio global”, disse a entidade em um relatório.

Intitulado “Cultivando um Futuro Melhor: Justiça Alimentar em um Mundo de Recursos Limitados”, o relatório afirma: “A escala do desafio não tem precedentes, e também o prêmio: um futuro sustentável no qual todos tenham o suficiente para comer.”

A Oxfam acredita que uma maneira de domar a inflação no preço dos alimentos é limitar a especulação nos mercados futuros de commodities de agricultura, e negou apoio ao uso de alimentos como matéria-prima para biocombustíveis. “A especulação financeira deve ser regulamentada, e o apoio aos biocombustíveis que substituem alimentos deve ser desmantelado.”

Seleção natural, acaso e exemplos simplistas

O telhado da casa de um jovem estava pegando fogo, mas, dentro do imóvel, ele não se dava conta do que estava acontecendo. Até que um amigo viu a fumaça, correu até lá e, à medida que se aproximava, gesticulava freneticamente para o rapaz que o viu pela janela. Avisado do perigo, ele saiu da casa e chamou os bombeiros. A lição é clara: às vezes (quase sempre) alguém que está fora da “casa” tem uma perspectiva mais ampla e consegue ver coisas que aquele que está dentro não vê. Nesta semana, recebi de um amigo ateu um artigo publicado por Rubens Pazza, que é biólogo, mestre em Biologia Celular e doutor em Genética e Evolução, e por isso merece todo o respeito. No texto, Pazza afirma que “definitivamente, evolução não ocorre ao acaso”, e pergunta: “Mas, afinal, o que torna a evolução biológica não aleatória?” Sei não... Acho que Pazza está há tanto tempo dentro do edifício darwinista que não consegue ver a fumaça – e meu amigo ateu parece não ver meus acenos do lado de fora da janela.

Pazza diz mais: “Sem mesmo cunhar o termo ‘Evolução’, Darwin nos explica que as espécies sofrem mudanças ao longo das gerações, e que um processo chamado de ‘seleção natural’ atua escolhendo os indivíduos que transmitirão suas características aos descendentes. Em outras palavras, a seleção natural determina quem viverá o tempo suficiente para se reproduzir, através do instinto básico de perpetuação da espécie.”

Para o biólogo, se há seleção, não pode haver aleatoriedade. “Não existe seleção ‘ao acaso’”, afirma. Para ele, acaso são os números sorteados num concurso como a loteria. E a seleção? Ele dá outro exemplo: “Determinado produtor planta feijão e retira de sua produção as sementes que utilizará na lavoura no próximo ano. Para isso, escolhe para o próximo plantio sempre as maiores sementes. As sementes menores são enviadas à Cooperativa. Não se pode dizer que as sementes que ele utilizará na próxima safra foram escolhidas ao acaso.”