Mairi Gospel

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Número de evangélicos no Brasil cresce cada vez mais e de católicos diminui rapidamente

        
Os evangélicos não param de crescer. È o que mostra uma pesquisa inédita do economista Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas, com base em dados do IBGE. As informações foram divulgadas neste final de semana pela revista Veja.
Entre 2003 e 2009, houve uma queda de 7,3% entre os que se declaram católicos. Nesse mesmo período, os evangélicos passaram de 17,9% para 20,2% do total de brasileiros. Hoje, portanto, os católicos somam 68,4% da população — o menor porcentual da história (no início dos anos 80, 90% da população era católica).
A pesquisa mostra outra novidade: proporcionalmente, entre os brasileiros católicos há mais homens do que mulheres. É a primeira vez que isso acontece.
Para coibir o crescimento a Igreja Católica divulgará uma nova visita do Papa para janeiro de 2013. O líder papal encontrará o seguinte quadro: o número de católicos no Brasil, que diminuiu aceleradamente nos anos 80 e 90 e se estabilizou no início da década passada, voltou a cair.
A percepção que o número de evangélicos dobrará na próxima década chegando a 109 milhões, segundo estimativas da Sepal. Os evangélicos representarão 50% da população brasileira.

Editora cristã lança livro sobre a fé de Justin Bieber

Baseado em suas declarações Belieber!Faith, Fame and the Heart of Justin Bieber chegará às lojas em setembro
           
A editora cristã Worthy Publissing irá lançar em 27 de setembro um livro falando sobre a fé de Justin Bieber. Intitulado de Belieber!Faith, Fame and the Heart of Justin Bieber [Belieber! Fé, Fama e o Coração de Justin Biber] vai examinar a crença do ídolo teen, mas não terá nenhuma entrevista com o cantor.
O livro de não ficção vai explorar as citações de Justin feitas em público sobre sua fé e as bases que ele tem do cristianismo.
A autora deste livro é a jornalista norte-americana Cathleen Falsani, que cobriu tópicos religiosos por vários anos e entrevistou personalidades, do cantor Bono ao presidente norte-americano Barack Obama, quando ele ainda era senador pelo Estado de Illinois.

Cristãos enviam ajuda à Coreia após fortes chuvas

Cobertores, material de socorro e de higiene estão sendo enviados aos desabrigados
               
As fortes chuvas que caem sobre as Coreias do Norte e do Sul causaram dezenas de mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Para ajudar essas pessoas, ministérios cristãos estão se unindo e enviando ajuda.
Entre eles está o ministério “Bolsa Samaritano”, que elevou o valor dado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos que era de US$ 900.000 para  US$ 1,8 milhão.
A organização estará fornecendo material de socorro, incluindo cobertores, materiais de abrigo temporário e material de higiene para atender as necessidades críticas das vítimas da enchente na Coréia do Norte. Membros da equipe viajam até o local para monitorar o fornecimento dessa assistência.
“Quando eu estava na Coréia do Norte em maio, eu vi as necessidades cada vez mais sérias do país”, disse Franklin Graham, presidente da Bolsa do Samaritano.
“As recentes inundações deixaram esta situação ainda mais grave. Estou muito satisfeito que o governo dos Estados Unidos separou as diferenças políticas daquelas de caráter humanitário. Pessoas são pessoas. Deus fez e criou cada um de nós. A Bíblia nos ensina que aqueles que têm muito devem compartilhar com aqueles que têm pouco”, enfatiza Franklin Graham.

Senador Marcelo Crivella lamenta retirada de outdoor em Ribeirão Preto

Para ele, se os homossexuais querem respeito, precisam respeitar também a opinião de quem discorda deles
            
Em seu pronunciamento nesta segunda-feira, 22, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lamentou a decisão da justiça de retirar o outdoor criado pela igreja Casa de Oração de Ribeirão Preto com versículos bíblicos que condenam o homossexualismo.
O senador ligado à Igreja Universal do Reino de Deus considerou que a decisão foi tomada “de maneira arrogante e antidemocrática” e feriu o direito à liberdade de expressão do grupo evangélico.
Em seu discurso Crivella afirmou que o Senado não pode se calar diante do que classificou como um “atentado à liberdade de expressão e de religião”.
“Isso aqui é a Bíblia, isso aqui é a palavra de Deus. Isso aqui é o primeiro livro impresso nas prensas de Gutemberg e o mais lido nas civilizações ocidentais de origem cristã. Isso não pode ser censurado. Esse país iniciou-se com uma missa. Esse país começou com princípios cristãos, de família, com a Bíblia aberta nos lares. E nós não podemos abrir mão de que essa palavra seja pregada. Eu não estou fazendo nada mais do que citar a Bíblia”, defendeu o senador.
O outdoor continha textos de Levítico e Romanos que condenam as práticas homossexuais. Ao ser exposto na cidade do interior de São Paulo vários grupos gays e até a Defensoria Pública se levantaram contra e um defensor público chegou a entrar em contato com o pastor responsável para ameaçá-lo de processo. Até que a vara cível da cidade resolveu retirar o anúncio.
Marcelo Crivella argumentou que, se os homossexuais querem respeito, precisam respeitar também a opinião de quem discorda deles. E enfatizou que a decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo não autorizou a censura à Bíblia nem o cerceamento da liberdade de pensamento no país. Para o senador, “a Bíblia é, como ela é” e qualquer um tem o direito de pregá-la.
“Não podemos retroceder, não podemos aceitar retrocesso”, afirmou.
Em aparte, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) concordou com a crítica de Crivella à decisão da Justiça de Ribeirão Preto. Ataídes disse estar indignado com a medida e a considerou um “preconceito” contra a igreja.

Rede Record não noticiou a visita do Papa ao Brasil

A emissora de Edir Macedo não quis noticiar que em 2013 a autoridade máxima da Igreja Católica retornará ao país
             
A Rede Record, comandada pela Igreja Universal do Reino de Deus não noticiou a informação de que em 2013 o Papa Bento XVI virá ao Brasil. A notícia ganhou destaque em todos os outros veículos de comunicação.
Outra notícia que foi rejeitada pela emissora de Edir Macedo foi a Jornada Mundial da Juventude, um evento também católico que foi realizado no último final de semana em Madrid. E que muitas emissoras noticiaram, menos a Record que é ligada à igreja evangélica.
O fato foi lembrado pelo jornalista Lauro Jardim, colunista da revista Veja que questionou se daqui a dois anos a emissora também vai ignorar o fato do Papa já estar no Brasil.

A Terra é quadrada e o sol gira em torno dela, diz pastor utilizando versículos bíblicos

Usando a Bíblia ele diz que é o Sol que gira em torno da Terra
           
O pastor Carlos da cidade de Goianésia (GO) diz que a Bíblia afirma que a Terra é quadrada quando se refere aos quatro cantos da Terra.
“A palavra do Senhor diz que a Terra é quadrada, porque a palavra diz que enquanto o evangelho não for pregado nos quatro cantos da Terra não virá o fim”, diz ele.
Não há informações sobre qual a denominação que esse pastor representa, o vídeo foi postado no Youtube e gerou muita polêmica nos comentários.
Outra tese levantada pelo pastor Carlos é que a Terra não gira, e sim o Sol. “A Terra também não gira, quem gira é o Sol”, diz ele citando Eclesiastes 1:5 e também o capítulo Josué 10:12 que fala da oração que parou o Sol.
Os rapazes que filmaram o vídeo o questionam sobre a gravidade, querendo entender como estamos firmados na Terra se ela não gira e não é redonda, o pastor desconversa e tenta levantar outra polêmica: “O papagaio fala, mas o macaco não. Pela ciência diz que o homem veio do macaco, mas eu digo pra você e provo na Bíblia que Deus abre o bico do papagaio, mas não abre a boca do macaco”.
Assista:

Site de empregos ajuda profissionais adventistas que precisam guardar o sábado

O objetivo é aproximar trabalhadores de empresários que não exigem atividades no sétimo dia
           
Depois de ter que rejeitar muitas propostas de emprego por não poder trabalhar aos sábados, o profissional de artes gráficas Eduardo Fonseca resolveu criar um site de empregos para ajudar outros adventistas que passam pelo mesmo.
O “7 Saturday” tem como objetivo aproximar adventistas a empresários que gostariam de oferecer oportunidades para essas pessoas que por motivos religiosos precisam guardar o sábado.
Recentemente uma participante do reality show “A Casa da Ana Hickmann”, parte do programa Tudo é Possível da Rede Record, desistiu de atração por não poder participar das festas que acontecem às sextas-feiras e nem da programação do sábado por ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Ao se despedir da apresentadora, Wasthi Lavers de Castro ouviu a seguinte frase: “Pessoas de princípios e que acreditam nos seus princípios e seguem os seus princípios são pessoas em quem se pode confiar.”
Assim como Wasthi e Eduardo outros profissionais que precisam guardar o sábado enfrentam dificuldades na hora de encontrar um emprego. O site então vai oferecer vagas que não tenham que trabalhar no sétimo dia e assim oferecer novas oportunidades para esses trabalhadores.
Quem quiser fazer o cadastro de vagas ou profissionais basta acessar o site www.7saturday.com. O cadastro é gratuito.

Natal ganha monumento em homenagem à Bíblia

A obra foi inaugurada em julho na orla da Praia do Meio
 
A cidade de Natal recebeu um monumento em homenagem à Bíblia que foi construído na Avenida Café Filho, em frente à movimentada orla da Praia do Meio. A obra que foi autorizada pela prefeitura potiguar, foi projetada pelo designer Luiz Alem Marques e custeada pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal (OPEN).
Inaugurada no dia 16 de junho, o monumento era um sonho antigo que vinha sendo planejado desde 1997. Vista de cima, a obra apresenta uma forma de cruz, com as pontas posicionadas para o norte, sul, leste e oeste, onde se apresentam as Escrituras em idiomas diferentes (português, grego e latim). A estrutura possui também um globo central entrelaçado por arcos, uma ponta direcionada para o céu e duas letras na base (alfa e ômega).
A proposta dessa obra foi criar um novo marco que transmitisse ao mesmo tempo várias informações alusivas à Bíblia. “Era preciso que esse monumento transmitisse uma mensagem descrita pela sua forma. Cada pessoa que visualizá-lo terá uma leitura fácil, mas poderá fazer sua própria interpretação, pois a arte é subjetiva”, explica o designer responsável pelo trabalho.
Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB (Sociedade Bíblia do Brasil), diz que o monumento é, não somente um marco de louvor a Deus, mas também um testemunho público do valor da Palavra para a vida das pessoas. “São iniciativas como essas que colocam a Bíblia dentro da cultura de um povo e facilitam o acesso das pessoas ao conhecimento da Palavra que pode tornar a todos sábios para a salvação pela fé em Jesus Cristo”.

A Igreja Católica voltou a perder adeptos no Brasil; crescem evangélicos e ateus


           
Segundo o Novo Mapa das Religiões, coordenado pelo pesquisador Marcelo Néri, os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009 – uma queda de 5,4 pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, os evangélicos passaram a representar 20,2% da população, contra 17,9% em 2003. O grupo dos “sem religião” (ateus e agnósticos), que era de 5,1% em 2003, subiu para 6,7% em 2009.
O levantamento foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.
A queda na participação dos católicos na população vem sendo lenta, porém constante, desde o início do século passado, mas havia se mantido estável na medição anterior da FGV, entre 2000 e 2003.
“Chegamos em 2009 ao menor nível de adeptos ao catolicismo na nossa história estatisticamente documentada”, diz o estudo. “Observamos a queda na proporção de católicos em todas as faixas etárias. Essa mudança foi menor para os grupos com idade mais avançada e maior entre os jovens.”
Tal redução abriu espaço tanto para ateus e agnósticos como para outras crenças.
“A (igreja evangélica) Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil (em número de adeptos), com grande importância nas classes D e E”, explicou Marcelo Néri à BBC Brasil. “E a crença espírita já é a segunda maior na classe AB.”
No caso dos evangélicos, o crescimento relativo de adeptos se dá em todas as faixas etárias, embora de maneira mais pronunciada entre os jovens.
Na emergente classe C, os evangélicos representam 21,5% da população – mais do que a média nacional (20,2%).