Mairi Gospel

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Igrejas entram na justiça e TV Brasil é obrigada a exibir programação religiosa

         
 A polêmica começou após o conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidir tirar da sua grade os programas religiosos.
O juiz federal da 15ª Vara Federal do Distrito Federal, João Luiz de Souza, concedeu, nesta terça-feira, liminar garantindo a transmissão pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) — estatal que opera a TV Brasil e oito rádios oficiais — de missas e cultos.
A polêmica começou após o conselho curador da empresa decidir tirar da sua grade os programas religiosos, que são veiculados há 36 anos. A suspensão começaria a valer neste final de semana.
A advogada da Arquidiocese do Rio, Claudine Dutra, que foi quem entrou com o pedido para anular a decisão da EBC, por entender que o ato da empresa era de discriminação religiosa. “São programas antigos e que têm um público cativo”, argumentou. Como fundamento para excluir a programação religiosa, o Conselho Curador alega o caráter republicano laico da EBC.
A Arquidiocese defende que uma empresa pública de telecomunicações deve abrir suas portas a todas as religiões, especialmente àquelas que têm grande representatividade na sociedade.
A decisão do juiz federal vale por tempo indeterminado e se estende à programação das rádios. Aos sábados, é transmitido um culto da Igreja Batista e, no domingo pela manhã, a Santa Missa e o programa ‘Palavras de Vida’, ambos da Igreja Católica.

“Vamos ficar firmes com as nossas convicções”, diz Ana Paula Valadão sobre críticas dos bispos da IURD

Apesar de ficar chateada a cantora diz que as acusações fazem parte da vida
             
Nas últimas semanas o assunto mais comentado entre os evangélicos foram os vídeos gravados que mostram os bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, inclusive o bispo Edir Macedo, dizendo que a cantora Ana Paula Valadão estava possuída por demônios, isso porque durante o congresso de louvor e adoração realizado na Igreja Batista da Lagoinha, a líder do Diante do Trono foi ungida por um pastor e “caiu pelo poder do Espírito”.
Em um dos vídeos o fundador da IURD disse que 99% dos cantores evangélicos eram endemoniados e através do Twitter vários cantores se defenderam e também prestaram apoio à cantora que mais foi atingida sendo exposta nos programas de TV. Mas apesar de se mostrar chateada com as acusações, Ana não devolveu o ataque com novos ataques, pois para ela essas críticas fazem parte das diferenças que existem dentro da Igreja.
“As críticas fazem parte, porque nós somos um corpo, nós somos diferentes, cada parte do Corpo de Cristo é diferente e às vezes eu não os entendo e a outra parte também não me entende”, comentou a cantora com a equipe do Gospel Prime.
Para os dirigentes da  IURD as manifestações pentecostais de “cair no Espírito” ou ser “tomado pelo Espírito” não são aceitas, inclusive esses atos foram comparados com rituais de religiões afro-brasileiras em um outro vídeo. Esse tema é bastante criticado nos programas da IURD TV e também no Blog do bispo Edir Macedo que diz enfaticamente que o Espírito Santo “não derruba, mas levanta as pessoas”.
Sobre isso Ana Paula diz: “vamos ficar firmes com as nossas convicções”. A Igreja Batista da Lagoinha é uma igreja pentecostal onde as diversas manifestações são aceitas, como cantar e falar em línguas espirituais e cair com a unção do Espírito.
Ana Paula confessa que ficou bastante chateada com os comentários, mas que aprendeu a lidar com eles. “Ela [a crítica] dói, mas ela faz parte”, encerra a cantora.

EUA: Pesquisa revela que a religião muda a percepção diante de dificuldades econômicas

 Os dados do estudo realizado por uma universidade batista também diz que os crentes discordam das novas regras para o seguro desemprego aprovadas pelo governo americano
           
De acordo com um estudo feito pela Baylor University a religião tem um papel significativo na maneira como as pessoas encaram as dificuldades econômicas de seu país. Nessa pesquisa ficou constatado que os norte-americanos que acreditam que Deus tem um plano em suas vidas aprovam as medidas do governo e acreditam no “sonho americano” que prega que tudo é possível para aqueles que “trabalham duro”.
Dos 1.714 entrevistados pela universidade ligada à Igreja Batista, 40,9 % disseram “concordo totalmente que Deus tem um plano para mim”, enquanto 32,2% responderam “concordo”; 12,3% assinalaram “discordo” e 14,6% afirmaram “discordo totalmente”.
“Estes são tempos difíceis. Nos últimos três anos, os norte-americanos sofreram com uma enorme crise financeira e imobiliária, recessão e desemprego. A missão desta análise é avaliar o que eles sentem sobre sua vida nestes tempos tumultuados. Será que ainda acreditam no sonho americano? Será que sentem que têm controle sobre sua vida?”, explicou F. Carson Mencken, diretor da pesquisa e professor de sociologia da Baylor.
As pessoas que discordam totalmente que há um plano divino aceitam melhor as novas regras para o seguro desemprego dos EUA – 21% deles discordam, ou seja 79% aprova, entre os mais crentes no plano divino 52,6% discordam dos subsídios oferecidos pelo governo para pessoas saudáveis que perderam o emprego.
Os resultados desse estudo foram apresentados para os jornalistas de religião dos Estados Unidos. “As perspectivas econômicas estão intrinsecamente ligadas à visão de mundo das pessoas”, disse o pesquisador Paul Froese.

Descrentes recebem maiores salários

A pesquisa também revelou que os que não creem são duas vezes mais propensos a ter os salários mais altos que os crentes. Essa diferença de salário pode ser explicada pelo nível escolar, enquanto 42,6 % dos descrentes tinham diploma universitário, apenas 32,8% dos crentes mais enfáticos terminaram o ensino superior.

Estátua de Igreja Metodista em que John Wesley foi pastor volta a exibir os seios desnudos

Há 250 anos o fundador do movimento metodista pediu para que pintassem a estátua para não tirar a atenção dos membros
           
Há 250 anos o reverendo John Wesley precisou pedir para que pintassem uma roupa na estátua da Deusa da Abundância que estava posta no salão da Igreja Metodista de Bristol, na Inglaterra. Mas nos últimos dias a imagem teve seus seios colocados a mostra novamente.
A estátua tem 400 anos e foi feita mostrando os seios da deusa, até que uma medida pudica foi tomada pelo fundador do movimento metodista. John Wesley resolveu tampar os seios da deusa para impedir que a escultura tirasse a atenção dos membros da congregação.

Artista cristão lança desenhos de Jesus Cristo como um herói do século 21

Neles o Messias é mostrado com traços bem masculinos e com o corpo musculoso
          
Na tentativa de aproximar os jovens da religião o artista Stephen Sawyer, 58, criou o projeto Art4God (Arte para Deus) e criou uma nova imagem para Jesus Cristo, nas pinturas, ele aparece com os braços musculosos, peitoral marcado, tatuagem e atitude de vencedor.
As pinturas de Sawyer foram parar até mesmo na capa do jornal The New York Times, um dos mais conceituados dos Estados Unidos e também do mundo. A publicação definiu o Jesus do século 21 como “um Chuck Norris de sandálias”.
“Todos somos evangelistas de alguma coisa”, disse Sawyer à BBC. “Sou o pregador do homem que viveu há 2 mil anos e continua sendo meu herói.”
Sobre o estereótipo de um homem com traços masculinos e forte, o artista diz que criou baseado na própria Bíblia. “Dificilmente poderiam ter narrado cenas como o ataque de Jesus aos mercadores do templo se o protagonista da história fosse um fracote”, defende Sawyer.
“Era um carpinteiro da classe trabalhadora. Com certeza o seu corpo era forte e musculoso, porque essa era a sua ferramenta de trabalho.”
Apesar de ser admirado por muitas pessoas, o trabalho do artista cristão está recebendo muitas críticas de religiosos mais conservadores, mesmo assim o desenhista de Jentucky tem viajado por várias cidades do país para mostrar sua obra.
“Não sei como Cristo era visto há 2 mil anos, nem me importa. Quero criar uma iconografia que seja relevante para hoje”, disse ele.

Novas traduções e edições estimulam a leitura e o estudo das Escrituras Sagradas

Novas traduções e edições dão um estímulo e tanto ao estudo das Escrituras Sagradas.
          
Criatividade, qualidade e diversidade. Essa é a fórmula que move osempre efervescente mercado de bíblias no Brasil. Em meio àscomemorações pela histórica marca de 100 milhões de cópias do livro sagrado impressas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), novas versões e textos de estudo são lançados por editoras nacionais, oferecendo ainda mais ferramentas para quem querconhecer melhor a Palavra de Deus.
E a aposta da vez é empublicações segmentadas. Além das já conhecidas – e populares –versões para mulheres, adolescentes, obreiros e discípulos, agora também há opções para os membros da família, com a chegada da Bíblia da mamãe, lançada pela própria SBB, e da Bíblia da vovó, publicada pela Mundo Cristão. Elas trazem devocionais, histórias para contar, artigos sobre o papel de pais e avós no crescimento espiritual dos filhos e netos e até sugestões para se fazer orações pelo “neto da vez”.
Bíblias de estudo se confirmam como tendência que veio para ficar. Quem puxa a fila no lançamento de novos produtos do tipo é a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Nos últimos meses, foram três lançamentos de impacto. A Bíblia de estudo obreiro aprovado traz orientações doutrinárias e auxílios para realizar cerimônias.
Já a Defesa da fé conta com auxílios e artigos que esclarecem passagens de difícil entendimento, além de biografias de importantes apologistas cristãos e refutações contra distorções do texto bíblico. Por sua vez, a Palavras-chave conta com umverdadeiro dicionário de termos nos originais hebraico, aramaico egrego, que facilitam o entendimento dos escritos sagrados.
Todas são obras que impressionam e oferecem a clara vantagem de condensar em único volume o conhecimento que antes estava disperso em uma série de obras.

Best-seller e Paráfrase

Facilitar a vida de estudiosos e curiosos é também o objetivo deeditoras que investem em outras frentes. A SBB apostou em uma linha que se aproxima da reformada clássica com o lançamento de um autêntico best-seller. A Bíblia de estudo MacArthur chega ao país referendada pela popularidade obtida com a venda de mais de 1 milhão de exemplares em todo mundo e suas 21 mil notas explicativas formuladas ao longo de três décadas por John MacArthur. Por sua vez, a GeoGráfica investe em uma área que ganhou muita importância nos últimos tempos, o discipulado.
Sua Bíblia de estudo do discípulo traz artigos e notas que promovem conhecimento teológico, devoção pessoal e crescimento espiritual. Mais do que uma iniciação dosada pelas 27 principais doutrinascristãs, um manual prático para o início da vida com Deus.
Bastante aguardada também é A mensagem, tradução realizada pelo pastor Eugene H. Peterson, trazida ao país pela Editora Vida. Com o declarado objetivo de fazer da leitura da Bíblia uma experiênciamais dinâmica e surpreendente, o livro é a tradução contemporânea mais badalada da atualidade.
Sua produção consumiu cerca de 40 anos e tem um tom marcado pelo trabalhopastoral do autor. “A mensagem é uma versão idiomática, comtextos que parecerão diferentes de outras versões. Sua proposta éreadquirir a força original com o a expressividade plena nocontexto atual”, explica o professo r e pastor batista Luiz Sayão, responsável pela supervisão da tradução para o português, um processo que consumiu outros cinco anos.