Mairi Gospel

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nasce no Hospital Maternidade Adventista do Amazonas o primeiro bebê de embrião congelado.



Manaus - Nasceu em Manaus, no último domingo (26), às 17h, o primeiro bebê gerado a partir de um embrião congelado. Ana Carolina pesou 2.262 gramas e 46 centímetros. Veio um pouco antes do tempo, com 36 semanas, mas não precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Maternidade Adventista.
“Além de ser inédito no Amazonas, é raro, porque as chances da mãe de Ana engravidar de forma natural eram quase nulas”, disse o especialista em reprodução humana e responsável pela fertilização in vitro, Lourivaldo Rodrigues, da Clínica Lavitta. 
Isso porque segundo o médico, a mãe, Maria de Nazaré Monteiro Normando, 36, tem Síndrome de Ovário Policístico, e o pai Tarcísio Serpa Normando, 35, apresenta um número reduzido na produção de espermatozoides. “Mesmo com o tratamento a chance da mãe engravidar seria 35%. E com esse processo de congelar e descongelar embrião, ainda cai para 20% a 30%”, disse, ressaltando que ainda tinha a idade da mãe, que a partir de 35 anos, a chance de qualquer mulher engravidar também diminui. 
O procedimento começou no ano passado, quando  Maria de Nazaré foi estimulada para ovulação. Desse tratamento, foram gerados 16 óvulos. Destes, 11 foram fertilizados, três foram transferidos para o útero e os demais congelados. “Na primeira tentativa, a mãe não conseguiu engravidar. Três meses depois, dois embriões foram descongelados e transferidos para o útero, um deles se fixou, o que resultou na gravidez de Ana Carolina”, contou.
Segundo ele, sem congelar o embrião, a paciente tinha que reiniciar o tratamento em cada tentativa de engravidar. Com o congelamento, só foi necessária a transferência para o útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário