Mairi Gospel

sábado, 26 de outubro de 2013

Adventistas e Judeus fazem prova do Enem neste sábado só apartir das 18h.


 Neste sábado (26), estudantes de todo o Brasil que tentam ingressar em uma instituição de ensino superior têm encontro marcado: o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às 12h (horário de Petrolina), estarão todos sentados em sala de aula, iniciando as provas – com exceção de um grupo de cerca de 90 mil estudantes de religiões sabatistas, que guardam o sábado como dia sagrado. Somente em Pernambuco, 4.156 alunos – a maioria da congregação adventista – terão que esperar, dentro de uma sala e sem contato com o mundo exterior, até o pôr do sol do sábado para poder iniciar o exame, às 18h.

A guarda do sábado faz parte da doutrina seguida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e é baseada na crença de que, ao terminar de criar o mundo, Deus descansou no sétimo dia, reservado, então, para a adoração. Os adventistas creem que o período sabático – do pôr do sol da sexta até o pôr do sol do sábado – deve ser utilizado para reflexão e comunhão com Deus.

No domingo, os estudantes seguem o horário regular de provas, das 12h às 17h30 (horário de Petrolina).

Os estudantes sabatistas informaram ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem, que necessitam de atendimento diferenciado no momento da inscrição. Para não haver privilégio em relação aos outros candidatos, os alunos devem chegar ao local de prova no horário normal. Não é permitido levar aparelhos eletrônicos ou livros.

As provas do Enem serão realizadas no sábado e no domingo (26). As provas da segunda fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE) acontecem em domingos e segundas, nos dias 24 e 25 de novembro e 8 e 9 de dezembro, respectivamente, não trazendo problemas para os adventistas. G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário