Mairi Gospel

domingo, 24 de abril de 2011

Os grandes perigos da vida cristã

 
 
Os grandes perigos da vida cristã
Referência: Colossenses 2.4-23

INTRODUÇÃO

1. O apóstolo Paulo nesse texto oferece-nos um retrato do verdadeiro crente e também alista quatro grandes perigos que a igreja enfrenta.
2. Vejamos em primeiro lugar, as marcas de um verdadeiro crente:

I. AS MARCAS DO VERDADEIRO CRENTE – v. 4-7

1. O genuíno crente é aquele que já recebeu a Cristo Jesus, o Senhor – v. 6
• A vida cristã começa quando recebemos a Cristo como Senhor de nossas vidas. Deixamos o pecado, o mundo, o eu e rendemo-nos ao Senhorio de Cristo. Ele passa a ser o centro e o dono de nossas vidas.
2. O genuíno crente é aquele que segue os passos de Jesus – v. 6
• O verbo “andai” significa “andai continuamente nele”. Um falso cristão pode enganar por algum tempo. Demas abandonou a fé. Judas traiu o Mestre. Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo. O crente verdadeiro é aquele que anda em novidade de vida, anda no Espírito, anda como Cristo andou (1:10).
3. O genuíno crente é aquele que está arraigado e edificado em Cristo – v. 7
• RADICADOS – Radicados é uma palavra da agricultura. O crente é como uma árvore e não como a palha que o vento dispersa. O crente não é como uma semente que os ventos de doutrina dispersa. As raízes são a fonte da vitalidade e da estabilidade da árvore.
• EDIFICADOS – Edificados é uma palavra da arquitetura. Está no presente contínuo. Quando nós cremos em Cristo lançamos o fundamento. Depois precisamos crescer em graça.
• CONFIRMADOS E INSTRUÍDOS – A palavra “instruído” sugere que a vida cristã é uma escola. É a Palavra de Deus que edifica e fortalece o cristão.
• CRESCENDO EM AÇÕES DE GRAÇAS – A palavra “crescendo” traz a idéia de um RIO. Quando cremos em Cristo uma fonte é aberta em nós (Jo 4:10-14). Depois isso transforma-se em um rio (Jo 7:37-39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário