Mairi Gospel

sábado, 23 de abril de 2011

Os princípios de Deus que regem os relacionamentos

 
Os princípios de Deus que regem os relacionamentos
Referência: Colossenses 3.18 – 4.1

INTRODUÇÃO

1. A fé em Cristo não apenas muda indivíduos, mas também famílias. Neste texto Paulo se dirigiu aos membros da família: esposas e maridos, filhos e pais, servos e senhores.
2. Os relacionamentos familiares passam por grande crise em nossos dias. O índice de separação conjugal já chega aos 50%. Mais da metade das mães trabalham fora de casa mesmo na fase das crianças pequenas. A média das crianças de 6 a 16 anos assistem 20 a 25 horas de televisão por semana e são grandemente influenciados por aquilo que assistem.
3. A família foi a primeira instituição divina. Como está a família, assim está a igreja e a sociedade. A desobediência aos pais é um sinal da decadência do mundo (Rm 1:30). Também é um sinal do fim do mundo (2 Tm 3:1-5). A força de uma nação é derivada da integridade dos seus lares.

I. PRINCÍPIOS QUE REGEM OS RELACIONAMENTOS FAMILIARES

1. Cristo concede poder para realizar o que se ordena nos relacionamentos familiares
• As outras filosofias morais são apenas trens sem locomotiva. Cristo dá uma ordem e dá poder para se cumprir a ordem. Esposas e maridos, filhos e pais, servos e senhores podem ter novos relacionamentos fundamentados no poder de Cristo.
2. Cristo oferece um novo propósito para os relacionamentos familiares
• O grande propósito da família é viver todos os relacionamentos para a glória de Deus (1 Co 10:31), isto é, em nome de Cristo, dando por isso graças a Deus Pai (Cl 3:17). A única maneira correta de explicar Colossenses 3:18-4:1 é à luz de Colossenses 3:17.
3. Cristo oferece o perfeito modelo para os relacionamentos familiares
• Como noivo da igreja, Cristo é o modelo para os maridos, devotando o seu amor espontâneo, perseverante, sacrificial, santificador e cuidadoso à igreja. Como Filho, Jesus foi submisso ao Pai Celestial (Fp 2:8), bem como aos seus pais terrenos (Lc 2:51). Como senhor, Jesus serviu aos seus servos, ao ponto de lavar-lhes os pés (Jo 13:13-17). Cristo é o supremo exemplo para os nossos relacionamentos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário