Mairi Gospel

terça-feira, 19 de abril de 2011

Perseguição: Autoridades chinesas prendem pastor em Pequim

Perseguição: Autoridades chinesas prendem pastor em Pequim
No último sábado, 16, a polícia prendeu o pastor de uma das maiores igrejas não registradas em Pequim, Jin Tianming, que fundou a Igreja Shouwang na década de 1990 e colocou muitos congregados sob prisão domiciliar por tentarem realizar um culto ao ar livre.
De acordo com um grupo e direitos humanos centrado na luta pela liberdade religiosa na China, na semana passada ele e centenas de membros da igreja foram presos e depois liberados quando tentaram realizar o culto de adoração de domingo em um local ao ar livre.
Líderes da Igreja Shouwang têm repetidamente afirmado que a reunião ao ar livre é politicamente motivada. Eles afirmam que os seus membros são forçados a adorar ao ar livre porque o governo chinês impediu senhorios de cederem qualquer espaço para igrejas.
“Pedimos ao governo chinês para exercer moderação e se abster de recorrer à violência que contribui para a escalada do conflito com os pacíficos adoradores de Shouwang, que não pedem nada mais do que simplesmente exercer o seu direito à liberdade religiosa”, disse o fundador presidente da China Aid, Bob Fu.
Na China, as igrejas protestantes devem se registrar na Tríplice Autonomia do Movimento Patriótico, que supervisiona as igrejas e o Conselho Cristão da China para operar legalmente. Este, no entanto, é um órgão do governo que coloca a submissão à autoridade do Estado no mesmo nível (se não superior) a submissão à autoridade de Cristo. Por isso, muitas igrejas se recusam a se registrarem. Eles argumentam: “Cristo é o cabeça da igreja, não o governo”. Também há um temor de que a regulação do governo controle o conteúdo do sermão, caso a igreja se registre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário