Mairi Gospel

sábado, 23 de abril de 2011

Razões para uma vida digna de Deus

Razões para uma vida digna de Deus
Referência: Colossenses 3.12-17

INTRODUÇÃO

1. Neste parágrafo Paulo continua exortando os crentes a viverem uma vida nova em Cristo. Nos primeiros versos do capítulo 3, Paulo nos exorta a buscarmos as cousas do alto, visto que estamos identificados com Cristo na sua morte, ressurreição, e entronização. Também, Paulo nos exorta a morrermos para a nossa natureza terrena.
2. Agora, depois que nos despojamos das cousas terrenas, devemos nos revestir das virtudes que caracterizam a nova vida em Cristo. Tiramos as roupas do velho homem e vestimo-nos das roupagens do novo homem.
3. A ênfase neste parágrafo fulcra-se na motivação. Por que deveríamos tirar os trapos da velha vida e nos vestirmo-nos das roupagens do novo homem? Paulo expõe quatro motivos que devem nos encorajar a andar em novidade de vida.

I. A GRAÇA DE CRISTO – V. 12-14

• Paulo relembra-nos o que a graça de Deus fez por nós:
1. Deus nos escolheu – v. 12a
• A eleição de Deus não está fundamentada nos nossos méritos (Dt 7:7-8). Ela não depende de quem nós somos ou do que nós temos feito. Deus nos escolheu por seu propósito soberano e etero (2 Tm 1:9). Só Deus conhece quem são os seus eleitos (2 Tm 2:19). Cabe-nos pregar a todos.
• A eleição de Deus é eterna, ou seja, independente das nossas obras ou fé. A fé e as obras são consequência e não causa da eleição (Ef 1:4; 2:10; At 13:48; 2 Ts 2:13).
• A eleição de Deus é em Cristo. Somos eleitos em Cristo (Ef 1:4).
• A eleição é para a salvação e para o serviço. Tem como propósito final a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário