Mairi Gospel

sábado, 24 de setembro de 2011

Igreja Católica belga fará testes em seminaristas para prevenir pedofilia

A Igreja Católica da Bélgica tenta com essa medida impedir que novos casos de abuso sexual aconteçam
           
Para impedir que potenciais pedófilos assumam igrejas, a Igreja Católica belga fará um acompanhamento psicológico nos seminaristas e assim evitar que casos de abuso contra crianças se repitam no país, segundo informou o responsável máximo do catolicismo na Bélgica.
Nos últimos 25 anos mais de 450 casos de pedofilia por parte dos religiosos vieram à tona, expondo a instituição que ainda preciso se manifestar sobre 13 vítimas que depois de serem abusadas cometeram suicídio.
O arcebispo de Mechelen-Bruxelas, André-Joseph Léonard, informou que a Igreja vai contratar psicólogos para estudar o perfil de cada homem que ingressar no seminário, entre as informações que serão  investigadas está a formação e o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada um deles.
Em entrevista concedida  ao canal “VTM” na última segunda-feira, 19, Leónard disse aos jornalistas que os candidatos a padres realizarão um exame psicológico para ter acesso à formação eclesiástica, o que impediria que potenciais pedófilos se tornassem religiosos.
Além desse acompanhamento, a igreja belga está elaborando um código de conduta que será divulgado ao público para prevenir possíveis abusos contra crianças.
As declarações sobre as providencias que serão tomadas pela Igreja chegam em boa hora, pois na semana passada um grupo formado por 70 pessoas que foram abusadas por padres belgas na infância apresentou uma denúncia contra o Vaticano e altos cargos da Igreja Católica. Este processo foi aberto com o objetivo de denunciar a responsabilidade civil da Igreja Católica na Bélgica e no Vaticano nesses supostos abusos, assim como pedir uma indenização pelos danos causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário