Mairi Gospel

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Católicos são mais generosos que evangélicos e mais dispostos a compartilhar sua renda

Hipótese de Max Weber continua valendo ao comprovar que protestantes tem menos disposição que católicos em fazer uma maior distribuição de renda mundial

               
Católicos são mais generosos que evangélicos e mais dispostos a compartilhar sua renda
Os católicos são mais propensos que os protestantes (ou evangélicos) a apoiar uma intervenção governamental na economia. Eles também têm uma maior disposição para partilhar as riquezas, afirma um estudo divulgado pelo do Banco Central Europeu (BCE).

A pesquisa também mostra que as teorias de Max Weber sobre a ética protestante do trabalho continuam sendo válidas hoje, comprovadas pelos resultados do estudo. Elas se aplicam mais amplamente do que se pensava, inclusive influenciando na escolha das instituições políticas e nas tentativas de se explicar a desigualdade de renda.

“Encontramos cidades de maioria protestante para expor claramente uma maior desigualdade de renda”, afirmam os coordenadores da pesquisa Christoph Batzen e Frank Betz.
Eles também afirmam que: “Quando comparado ao catolicismo, os seguidores do protestantismo tem menor disposição em ver uma redistribuição de renda e uma intervenção governamental na economia”.
Além disso, a pesquisa constatou que os escritos de Weber explicam melhor o desenvolvimento econômico do que os de Karl Marx, o pai do socialismo, que via a cultura meramente refletindo a ordem econômica.

‘A religião não é apenas o ópio do povo’, como afirmava Marx, mas pode, por sua própria força, alterar significativamente as preferências das pessoas, tanto em relação a si mesmas quanto em relação à sociedade, diz o estudo do BCE.

2 comentários:

  1. Isso todo mundo sabe. Lutero rasgou o texto do evangelho de Tiago que diz que é morta a fé sem obras. Lutero o classificou de "palha morta". Isso não quer dizer nada. Se ele foi capaz de chamar Jesus Cristo de bêbado e adúltero por que não iria desprezar a Bíblia ?
    Pois bem. O catolicismo não ensina que o católico só tem que fazer obras para ser salvo. Mas as obras são essenciais pois somos imitadores de Cristo. É o próprio Senhor quem diz: "Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber...vinde benditos...".
    O próprio Jesus diz ainda: "A verdadeira religião é visiar órfãos e viúvas."
    Para o protestante basta crer para ser salvo e ele já sente salvo por que teria crido. Isso é falso, pois Jesus Cristo deixou bem claro que haverá um julgamento. Mas o fato é que esta coisa de "estar salvo" deixa o protestante acomodado e indiferente com o sofrimento alheio. Por isso se diz: "deixarão a sã doutrina e se entregarão aos ensinamentos de homens." O protestante só contribui para as denominações, ou seja para o pastor que ele pensa ser a obra de DEUS. Isto é o que significa pastores que apascentam a si mesmo.
    Ora, a Igreja e somente a Igreja é coluna e sustentáuclo da verdade(Timóto). Isto quer dizer que sem a Igreja a verdade que é Cristo não se sustenta. De que igreja a Bíblia está falando ? Você ficaria com os escritos de Santo Agostinho ou com o lixo teológico de Valdomiro Santiago ? Você ficaria com o tólogo Joseph Ratinzger(Bento XVI) respeitado pelo protestantes hitóricos(Luteranos/Metodistas, etc...)como um do maiores teólogos do século XX ou ficaria com gritos, ofensas e heresias de Silas Malafaia ?
    Você ficaria com as aberrações de Ana Paula Valadão ou com o textos de São Tomás de Aquino ?
    Você ficaria com Madre Teresa de Calcutá e sua obra social ou com a Valnice ?
    Quem você escutaria ? Rene Terra Nova ou Padre Pio ? Francisco de Assis Católico ou o Marcos Feliciano ?
    Se você tivesse que escolher o que você faria ?
    Edir Macedo abortista ou João Paulo II ?
    E então ?
    A Bíblia diz: "perseverai até o fim.". Ninguém está salvo de véspera. E só quem ensina certo a este repeito é a Igreja Católica.
    Você confiaria em uma igreja onde a profecia bíblica da Bem Aventurança de Maria não se cumpre ?
    Você confiaria em um denominação que não recita o bíblico Pai Nosso ? Jesus nos ensinou. Jesus o recitou. De onde o protestante tirou que é melhor do que Jesus para desprezar a orientação do Senhor da Glória ?
    Pensem irmãos. Depois de 20 anos fui resgatado das garras do protestantismo. Meu segredo ? Mérito algum. Mas mesmo como protestante orava: "Senhor não quero estar certo, mas quero ser salvo. Mostre-me a Igreja certa, a sã doutrina e me esclareça sobre Maria. Não importa se eu tiver que retroceder, mas não quero ir para o inferno. Eu te peço esclarecimento em nome de Jesus. Amém"
    Quem fizer isto diariamente chegará a Roma. E quem não fizer é porque não está atrás da verdade, mas apenas que estar “certo

    ResponderExcluir
  2. Novidade alguma. Evangélico só dá contribuíção para o pastor. Não faz nada por ninguém. É tudo pelo pastor. Jesus foi claro: "...a verdadeira religião é visitar órfãos e viúvas." Evangélico se identifica com a teologia da prosperidade porque também não é muito diferente do pregador. Está egoísticamente atrás de bençãos materiais, como aquele cara que compra o bilhete "premiado". Assim, não por acaso o evangélico cai no conto do vigário dos pregaodres da prosperidade. O resultado final já sabemos. Menos gente crendo no evangelho de Jesus Cristo, porquanto o Jesus que lhes foi apresentado não foi o Jesus da Cruz, mas o "jesus" do falso evangelho triunfalista. Os católicos ouvem a vóz do senhor e dão de comer a quem tem fome, dão de beber a quem tem sede, vestem os que estão nus, e abrigam aqueles que não tem teto. Talvez algum dia possam ouvir: "...vinde benditos para o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo."

    ResponderExcluir